O mês de novembro, traz importante reflexão sobre a temática da Consciência Negra. No dia 20 deste mesmo mês, o tema é discutido em importantes espaços sociais, com o objetivo de integrar, reconhecer e valorizar as demandas da população negra no Brasil.
Em meio a esta movimentação e a ausência de jovens negros em mídias e espaços de referência no município de Camaçari, o projeto “30 de Nós”, criado em 2017, repete-se neste ano de 2018 com um recorte importante e necessário direcionando a pauta para o tema JOVEM NEGRO VIVO.
O 30 de Nós é um plano fotográfico autoral, criado por Fernanda Maia – mulher negra e fotógrafa – para plataformas digitais, tendo como ponto de partida, a publicação diária do retrato de um jovem negro da cidade de Camaçari, durante os 30 dias deste mesmo mês.
A exposição online acontece no Instagram @fernandamaiafotografia e tem objetivos importantes como a inserção da imagem do jovem negro nos espaços de referência, levante da autoestima da população jovem negra de Camaçari e destaque para os diferentes perfis e tons de pele negra.
Vivemos um momento de grande importância histórica em nosso país. Para tanto, todo jovem que está disposto a assumir quem se é, se torna espelho para aqueles que ainda se sentem ameaçados de expor sua grandeza. Essa é a maior finalidade do projeto: dar visibilidade a personalidades afirmativas.
A escolha da lista de jovens participantes foi desenvolvida a partir do seu reconhecimento enquanto jovem negro consciente dos desafios de sua existência. Acreditando na troca de experiências, bem como na justa homenagem ao mês do Novembro Negro, o projeto traz discussões intrínsecas sobre reconhecimento, estética, colorismo e pluralidade.
SERVIÇO
Data: A partir de 01 de novembro de 2018
O quê: Exposição Online 30 de Nós – Porque somos milhares – Ano 2 Jovem Negro Vivo
Onde: Instagram @fernandamaiafotografia