De 29 de novembro a 02 de dezembro, Salvador será palco do maior festival de cultura, mobilização e educação para a sustentabilidade da América Latina: a Virada Sustentável.
Na próxima segunda-feira (12), a programação oficial será lançada no Centro Cultural da Barroquinha, das 10h às 12h30, com a participação de representantes de mais de 15 projetos que irão integrar o evento.
Apoiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Festival é fundamentado nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Destes, sete principais irão nortear a programação na capital baiana: Educação de Qualidade, Igualdade de Gênero, Redução das Desigualdades, Cidades e comunidades sustentáveis, Consumo e produção responsáveis, Vida na água e Vida sobre a Terra.
“Os projetos selecionados dialogam com mais de um ODS, o que amplia o seu alcance e, mesmo quando tratam de temas polêmicos, propõem uma visão positiva e inspiradora sobre a cidade, que é a proposta, afinal, do evento como um todo”, pontuou a coordenadora nacional da Virada Sustentável, Vivian Schaeffer, que estará em Salvador para participar do lançamento da programação.
A Virada Sustentável Salvador 2018 é promovida pelo Instituto Virada Sustentável, com patrocínio da Braskem, via Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, e realização do Movimento Salvador Meu Amor. O Festival também conta com o apoio do Ministério do Meio Ambiente e Prefeitura Municipal de Salvador, com o copatrocínio de Liberty Seguros e o apoio da Booking.
Conectar e ocupar
Do Centro Histórico ao Parque da Cidade, do Subúrbio a Cajazeiras, da Cidade Baixa a Itapuã, o Festival irá ocupar diversos espaços da capital baiana com quatro dias de programação inteiramente gratuita, reunindo palestras, rodas de saberes, intervenções artísticas, oficinas de formação de crianças e jovens, música, cinema, teatro, dança, circo, feiras de artes, artesanato e economia criativa, exposições, grafite, atividades esportivas e recreativas, yoga e meditação, atividades culinárias, ações educativas e ambientais e dois dias de shows, com seis bandas.
“A programação se propõe a espelhar a diversidade e a potência da nossa cidade, a partir de projetos que perpassam muitas dimensões dentro do conhecimento, da cultura e da ação. Vamos falar sobre temáticas históricas e contemporâneas, que propõem um despertar de consciência, fazem um convite a praticas de vida dentro da coletividade e projetam para o futuro. É uma programação, portanto, que inspira”, destacou a condutora do Movimento Salvador Meu Amor e gestora da Virada, Alice Barreto.
O lançamento da programação da Virada Sustentável Salvador 2018 ainda irá reunir representantes de mais de 15 projetos aprovados, revelando ao público um pouco da pluralidade do evento. Também irão participar a responsável pelo Marketing Institucional da Braskem para Bahia e Alagoas, Laís Campos, e o secretário de Cidade Sustentável e Inovação de Salvador, André Fraga. O encerramento contará com apresentações culturais, samba de roda e capoeira, com o Projeto Axé.
Lançamento da programação da Virada Sustentável Salvador 2018
Quando: 12 de novembro (segunda-feira)
Horário: 10h às 12h30
Local: Centro Cultural da Barroquinha (Rua do Couro, s/ n – Barroquinha)
Mais informações: viradasustentavel.org.br
[email protected]
Redes Sociais: @viradasustentavel.salvador