O “EPA! Encontro Periférico de Artes” será aberto hoje segunda-feira (12), às 19h, no Teatro Gregório de Mattos, com a participação dos cantores Jau e Dão[foto] e a apresentação do espetáculo Buque da Áttomos Cia de Dança- BA.
O encontro acontece entre os dias 12 e 18 deste mês. Toda programação é gratuita, são mais de 20 atividades, que vão desde oficinas, shows, espetáculos, residências e bate papo.
O EPA! contará com ações em diversos espaços como Estação da Lapa, Escola Nelson Mandela, em Periperi, Espaço Xisto, Escolas de Dança da Funceb e da UFBa, Teatro Gregório de Mattos.
Neste ano, o EPA vai promover o intercâmbio entre artistas de várias origens e trajetórias, trazendo convidados do Ceará, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraguai. As atividades evidenciam a pluralidade artística do evento, com diversas ações e atrações, sempre buscando fomentar a produção das artes negras.
No dia seguinte 13, a programação continua com apresentação, às 17h, da The Fabolous, na Estação da Lapa. E ás 20h, o espetáculo Borda Infinita, da ExperimentandoNUS Cia. de Dança, invade o palco do Espaço Xisto Bahia.
Na quarta-feira, dia 14, o EPA! ocupa quatro espaços, das 9 às 12h, ocorre a Oficina de Literatura Negra com escritor e produtor cultural Jairo Pinto, no Colégio Nelson Mandela, em Periperi, no mesmo horário, na Escola de Dança da UFBa- Ondina estará acontecendo a oficina danças afro-indígenas com o diretor e coreógrafo da Cia Balé Baião-CE, e mestre em Educação Gerson Moreno.
Na parte da tarde, às 14h, na Escola de Dança da Funceb tem Oficina de Ateliê de Contos com escritora e mestra em critica cultural, Ana Fátima e o poeta, produtor, Evanilson Alves. As 20h, será apresentado o espetáculo Prelúdio para Danças Caboclas da Cia Balé Baião do Ceará , no Espaço Xisto.
No dia 15, as atividades do EPA! serão realizadas no Espaço Xisto, 15h terá oficina de dança-pagode baiano com Cupim da Bahia. À noite, às 19h, apresentação do espetáculo “V de Viado”. Fechando a programação o EPA! vai receber uma atração internacional, quando a Cia Território Teatro-Danza de Assunção – Paraguai estará apresentando o espetáculo Humano Innombrable.
Residência
Além das atrações que incluem artes cênicas, oficinas e outros, o EPA! também vai oferecer uma mini residência, que será realizada de 13 a 16 de novembro no Espaço Xisto, das 9h ás 12 e 14h às 18h com objetivo de promover intercâmbio e troca de experiências de artistas da dança que atuam de forma independente no Brasil e no Paraguai.
No dia 16, a programação também vai contar com a presença do dramaturgo mineiro, Anderson Feliciano. O artista vai apresentar duas performances “Dentro”, às 11h30, na Estação da Lapa, e ás 19h30, “Apologia a 3” no Espaço Xisto Bahia. Logo em seguida a Cia Território Teatro-Danza de Assunção do Paraguai se apresenta pela segunda vez no EPA!
Cinema no EPA!
Ás 15, no Teatro Gregório de Mattos, a programação vai contar com a exibição do documentário a Batalha do Passinho, do diretor e cientista social, Emílio Domingos. Posteriormente acontece uma conversa com o diretor que tem no seu currículo três longas e 15 curtas-metragens. O documentário, a Batalha do Passinho, foi vencedor da Mostra Novos Rumos no Festival do Rio de Janeiro.
Quebradeira
E no dia 18, a partir das 14h acontece um dos momentos mais esperado do encontro a Batalha do Pagode, no Teatro Gregório de Mattos. Os vencedores da Batalha serão premiados.Os primeiros colocados das categorias feminina e masculina receberão R$ 700. Quem ficar em segundo o prêmio será de R$ 400,00. A batalha vai contar com a participação especial do rapper Mr Armeng e do DJ Mauro Telefunksoul.
O EPA!
O EPA! é mais uma realização da ExperimentandoNus Cia de Dança. O encontro visa a disseminação da arte negra e periférica, através de varias linguagens artísticas. O projeto conta com a direção de Bruno de Jesus e Inah Irenam.
O projeto foi contemplado pelo Edital de Apoio a Grupos e Coletivos – 2016. Tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.