Pés descalços, samba de roda e energia pura. O samba do Vai Kem Ké oferece a tríade perfeita para os amantes do ritmo afro-brasileiro. O grupo, que se apresenta desde agosto no Espaço Cultural Casa do Maestro, na Rua do Mestre Pastinha, traz a brincadeira leve do samba de roda junto a um ambiente de total liberdade, interação e misticismo, onde é possível se arriscar na roda e na percussão sem medo.
O grupo Vai Kem Ké, como o próprio nome já diz, preza pela autonomia. Formado por alunos de percussão do Laboratório Percurso e músicos com anos de carreira, a banda resgata a descontração das tradicionais apresentações do samba de rua, fazendo com que o público deixe em casa todas as rédeas e se entregue a energia do momento.
Trazendo o misticismo único dos sambas de roda, o Vai Kem Ké tem o propósito de conferir um ambiente cheio de sensações e de total liberdade ao público. A ideia é receber os amigos para tocar, dançar e curtir a atmosfera transcendente que o ritmo fornece com um colorido chapéu de palha na cabeça, que já é a marca registrada do grupo.
Com um repertório peculiar focado no samba de roda, o grupo toca clássicos do ritmo que já fazem parte do inconsciente popular baiano, como “Quixadeira” e “Samba da Minha Terra”, e composições autorais, como “Chapéu de Palha” e “Varra o Tapete”. Apesar do repertório formado, o microfone está aberto aos amantes do samba que queiram somar à festa.
O Vai Kem Ké tem em sua composição músicos com nomes de peso na Bahia. Um dos integrantes e idealizador da banda é o multi-instrumentista Augusto Conceição, que por 12 anos foi um dos membros da banda de percussão Timbalada, além de ser o compositor do hit baiano “Pererê”. Além de Augusto, seu colega Tinho Fama é outro lendário timbaleiro que integra o time.
Durante o mês de agosto, o grupo fez sua estreia no Espaço Cultural Casa do Maestro, se apresentando todos os domingos do mês com o Samba do Vai Kem Ké. Para a segunda temporada, que tem início em novembro e se estende até o carnaval, a banda de samba continua a se apresentar no mesmo local, em domingos alternados, com ingressos fixos no valor de R$10.
SERVIÇO
O QUE: Samba do Vai Kem Ké
ONDE: Casa do Maestro – Rua do Mestre Pastinha, 365, Federação
QUANDO: 02/12 Gratuito (Virada Sustentável Salvador) 16/12, 06/01, 20/01, 03/02 e 17/02
Quanto: R$ 10, somente em espécie