Sagaz agora é Assador

Foto: Angeluci Figueiredo

A gente fica muito feliz quando os holofotes são voltados para pessoas especiais como Gabriel Lobo, ainda mais quando é para anunciar novidades tão bacanas quanto a reinvenção do Sagaz, no Rio Vermelho, que passa a se chamar Sagaz Assador. Com um fogo a lenha à moda basca, o chef – que tem passagem pelo grupo Sagardi Gastronomia Vasca Original, na Espanha, Amado, Amadinho (onde foi sócio do chef Edinho Engel) e nos corações da gente com seus hambúrgueres na brasa em feiras de rua e de foodtrucks – vem resgatando a cultura do País Basco adaptada à baianidade que está em seu sangue. Após investir em melhorias no espaço, incluindo a ampliação de sua cozinha, agora ele pode dar continuidade à sua história sendo uma referência de boa comida em Salvador.

A repaginada, vale dizer, vai além do visual. Com a ampliação da área de trabalho, o chef pôde apostar na sua paixão, que são as carnes, principalmente algumas típicas da Espanha, como o Txuletón, um corte muito apreciado na região. Antes, ele nos encantava com suas tapas, que não saíram 100% do cardápio, mas abriram espaço para peças de carne especiais brilharem. Gabriel, inclusive, investirá numa câmara frigorífica própria no mezanino do restaurante, onde poderá maturar suas próprias peças de carne da linha dry aged, servidas assadas na brasa.

O tutano na brasa é um dos destaque no menu

Para marcar esse novo espaço e o sucesso da proposta em que investiu, ele recebe amigos e parceiros que acompanharam sua história até aqui no dia 18 de dezembro, quando ele apresenta seu cardápio oficial, testado pelo público nos últimos meses. Na data, ao som da Skanibais Ska Orquestra, Gabriel ainda homenageia Edinho Engel, entrando na cozinha para preparar dois pratos clássicos do chef, que ele tem como mentor: o Papillote de peixe com farofa d’água na folha de bananeira e o Bacalhau com Alho Poró e Purê de Batata Doce.

SERVIÇO: O Sagaz Assador fica na Rua João Gomes, 148, e funciona de quarta a domingo (almoço) e de quarta a sábado (jantar).