Projeto Teatro Para Todos comemora aniversário de Salvador no Parque da Cidade

Tia Má

As comemorações do Aniversário de Salvador e Mês do Teatro contarão com presente especial, reunindo espetáculos, circo infantil, práticas de yoga ao ar livre e meditação, foods trucks e massagens, além da Feira da Sé, com diversos expositores e produtos artesanais.

É o projeto Teatro para Todos, coordenado pela Maré Produções Culturais, com realização por meio da Lei Rouanet, do Ministério da Cidadania e patrocínio da Hapvida.

O lançamento acontece no Parque da Cidade, nos dias 30 e 31 de março, sábado e domingo, com apresentação dos espetáculos Tia Má com a Língua Solta, às 13h, “Causos de Zé Bocó e Pedro Malazartes!” – Uma Sessão de narrativas do Teatro Griô, às 14h e É das palhaças que eles gostam mais, às 15h, com entrada franca.

De acordo com Fernanda Bezerra, idealizadora do projeto e diretora da Maré Produções Culturais, “Teatro para Todos promoverá apresentações gratuitas de espetáculos, ao ar livre. Serão dispostos palco em locais abertos da cidade para aproximar o grande público das artes cênicas”.

A expectativa é que pessoas de todas as idades possam estabelecer novas oportunidades de interação com as artes cênicas, bem como com os espaços.

Os três espetáculos da programação são de diferentes linguagens artísticas: stand up comedy, que traz um humor rápido com reflexões; o Teatro Griô, que bebe nas narrativas tradicionais nordestinas e a palhaçaria.

Além de Salvador, os municípios de Feira de Santana e Camaçari também receberão o projeto.

A rua é um palco desafiante, mas especialmente potente para o artista, por ampliar a possibilidade de alcance do público, mas também exigir mais do interprete.

Esta será a primeira experiência de apresentar em local aberto para Maíra Azevedo, jornalista, influencer digital e atriz.

“Estou ansiosa de fazer esse espetáculo num espaço ao ar livre. Isso para mim representa a liberdade de atuar e falar de temas caros, que nos fazem também sorrir e também demonstram a nossa capacidade de se reinventar, seguir em frente e aprender com o que nos machuca e fortalece. Espero fazer uma grande apresentação e ver a reação do público” confessa.

Espetáculos – Abrindo a programação, o sucesso de público com repercussão nacional Tia Má com a Língua Solta. O stand up traz à tona assuntos que não são brincadeira, como o racismo, machismo e a violência contra a mulher, porém utilizando o humor como ferramenta de reflexão. Considerada um fenômeno na internet, Tia Má, resolveu se aventurar pelos palcos e apresentar o espetáculo de stand up, Tia Má com a Língua Solta, o primeiro do Brasil apresentado unicamente por uma mulher negra.

O stand up tem direção de Elísio Lopes Júnior  e co-direção de Ricardo Fagundes. A proposta é fazer o público rir e também refletir sobre as diversas formas de preconceito.

“As pessoas podem sim dar risada e ao mesmo tempo reavaliarem suas posturas. Em seguida, o público conhecerá o trabalho do grupo Teatro Griô, que tem como fonte de inspiração a arte dos narradores de história, brincantes e palhaços, com sua simplicidade, humor e poesia. Criado em 1998, pelos artistas Rafael Morais e Tânia Soares, o grupo, que já contabiliza vários prêmios, realiza diversas apresentações artísticas nos mais variados espaços cênicos, como teatros, centros culturais, praças e ruas. Humor, lirismo e alegria estão presentes na peça “Causos de Zé Bocó e Pedro Malazartes!” – Uma Sessão de narrativas do Teatro Griô, bebendo no Romanceiro Popular Nordestino, acompanhados de muita cantoria, executada ao vivo por narradores e músicos. Um grupo de narradores errantes pega a estrada para levar adiante as façanhas dos instigantes personagens em seus desafios inusitados, cômicos, astuciosos e também em seus embates com tipos poderosos, gananciosos e perversos, com muita música, literatura de cordel, humor e encantamento.
A tarde de teatro é fechada com É Das Palhaças que Eles Gostam Mais, do grupo Nariz de Cogumelo. De maneira bem humorada, quatro palhaças vestidas apenas com toalhas entram em cena e convidam eles, os espectadores, a “descobrirem” das formas mais inusitadas o universo das mulheres-palhaças e o que as torna tão especiais. Números clássicos de circo e arte de rua ganham um novo olhar com a ousadia debochada e a feminilidade bem-humorada das palhaças, que mostram ao público porque, afinal, é delas que eles gostam mais.
É das Palhaças que Eles Gostam Mais estreou em Março de 2009 no pátio do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) e já alcançou mais de 15 mil pessoas em apresentações no Brasil e internacionalmente. Pioneiro no cenário da palhaçaria em Salvador pelo seu elenco inteiramente feminino, “É das Palhaças…” apresenta com a irreverência característica do grupo e a sutil sensualidade das palhaças mulheres números clássicos de circo e cenas próprias do Nariz de Cogumelo. Uma comédia ao mesmo tempo leve e debochada, que faz sucesso com crianças, jovens e adultos.

Serviço
Teatro para Todos
Dias 30 e 31 de março,
Espetáculos Tia Má com a Língua Solta, às 13h; Teatro Griô, às 14h e É das Palhaças que Eles Gostam Mais, às 15h, além de atividades voltadas para crianças, práticas de yoga e meditação, Feira da Sé e food trucks.
Espaços do Parque da Cidade
Entrada Franca

Sobre Uran Rodrigues 10202 Artigos
Uran Rodrigues é um influente agitador cultural, promoter e idealizador do famoso baile O Pente (@opente_festa), além do projeto Sinta a Luz (@sinta.a.luz). Com uma carreira dedicada à promoção da diversidade cultural e artística, Uran conecta pessoas por meio de eventos que celebram a arte, a moda e a cultura preta. Seu trabalho busca não apenas entreter, mas também valorizar e dar visibilidade às potências culturais de Salvador e de outros estados do Brasil.