A partir dos 30 anos os hormônios começam a cair discretamente e a partir dos 50 despencam drásticamente, quando entramos na menopausa ou andropausa. Para melhorar a qualidade de vida nesse período é recomendado que se mantenha um ritmo de vida saudável, com prática de exercícios regulares – a musculação é uma grande aliada, alimentação balanceada, rica em frutas, verduras, proteínas de alta disponibilidade – encontrada nas carnes vermelhas e brancas e em legumes como o brócolis.
Para as mulheres, é recomendado incluir na rotina alimentos fitoestrógenos, como inhame, soja e amora, que melhoram os sintomas pré e pós menopausa.
Tanto para homens quanto para mulheres é importante o acompanhamento médico nesse período, pois é nele que aumentam as chances de doenças como câncer de mama ou próstata, diabetes, hipertensão e também o risco de infarto.
O dr. Aldo Grisi, alerta para a importância dos exames periódicos e diagnóstico precoce e explica como a modulação hormonal pode ajudar:
“A modulação hormonal impede a queda brusca de hormônios nesse período. Fazemos pequenas doses, geralmente a partir dos 30 anos, para que o paciente tenha desde jovem uma vida saudável e se mantenha assim na longevidade.”
Mais informações no Instagram @dr.aldogrisi.