O universo colorido e enigmático do pintor surrealista Joan Miró (1893-1983) estará em cartaz numa exposição na Caixa Cultural, a partir dessa terça-feira (16) e ficará aberta à visitação até fevereiro do ano que vem. Um dos mais renomados artistas da história da arte moderna, o catalão elegeu a liberdade como modo de viver e de pintar, transpondo as fronteiras entre a pintura e a poesia. A mostra ‘A Magia de Miró, desenhos e gravuras’, tem abertura às 19h. A visitação é gratuita, de terça a domingo, das 9h às 18h. O local tem estacionamento gratuito.
Sob curadoria do fotógrafo galerista Alfredo Melgar, a exposição possui 69 obras do artista e 23 fotografias de Miró, em preto e branco, tiradas por Melgar em visitas ao ateliê do pintor. Nas imagens, o artista de Barcelona aparece em diversos momentos artísticos e de descontração, revelando um plano mais íntimo e pessoal do catalão.
Alguns dos desenhos em exposição são esboços ou notas, peças únicas, muitas delas realizadas em papel, com desenhos em várias superfícies, como lixa e papelão, feitos por Miró com lápis e giz de cera ao longo dos últimos cinco anos de sua vida. As ilustrações da mostra correspondem a diferentes épocas, entre 1962-1983, e remetem ao processo criativo de Miró, que pintou e desenhou sobre qualquer superfície que permitisse exibir sua criatividade.
Serviço
Exposição “A Magia de Miró, desenhos e gravuras”
Local: Caixa Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes. 57 – Centro
Abertura: 16 de dezembro, às 19h90
Visitação: Até 08 de fevereiro
Horário: De terça a domingo, das 9h às 18h
Entrada gratuita
Classificação indicativa: livre