A maternidade é um dos momentos mais importantes na vida de qualquer mulher. São apenas nove meses que passam rápido e ficam registrados através de fotos, videos e lembranças. Isso era pouco para a designer de joias , Vanessa Robert, gestante, desejosa em querer algo único, palpável, que pudesse de fato eternizar com primor esse instante, tão sonhado por muitas.
Durante o Salão Bossa Nova/ Festival Imersões no Rio, pude conhecer o espaço criado pela Mater, projeto que concretiza esse sonho maternal, tornando possível criar uma joia única e exclusiva, usando dados reais da gestação do bebê com a mãe, combinados à alta tecnologia.
Criada por Vanessa e Alice Bodanzky, designer de sistemas generativos, Mater alia o bom design para criar uma peça exclusiva, feita em três dimensões, capaz de evocar lembranças como o momento que se escuta as batidas do coração do filho pela primeira vez.
A peça única é possível, graças à aplicação inédita de processos de fabricação digital no campo de design de joias, o resultado materializa para sempre características de filho ainda na barrida e, ao mesmo tempo, alude a formação de um embrião humano.
Seu design é gerado por meio de um software- desenvolvido por Peter Curet(NL) especial para o Mater- que utiliza somente uma imagem da ultrassonografia e uma gravação do som dos batimentos cardíacos do bebê, criando assim a joia, fabricada em resina por uma impressora 3D, fundida em ouro ou prata.