Entre os dias 06 e 07 de dezembro (sexta-feira e sábado), a partir de 8h, o Centro Histórico de Salvador será palco da segunda edição do Scream – Salvador Creativity and Media Festival, que reúne nomes relevantes da vasta cadeia produtiva que engloba o mercado de comunicação, incluindo empreendedores baianos com atuação além das fronteiras brasileiras.
Com o mote “Criatividade que gera resultados”, a edição 2019 volta aos endereços emblemáticos da capital baiana, no entorno da Praça Castro Alves, ocupados no ano passado pelos mais de 3 mil participantes. São eles: Fera Palace Hotel, Teatro Gregório de Mattos, Fundação Gregório de Mattos e Espaço Cultural da Barroquinha. O Hotel Fasano, prédio do antigo jornal A Tarde, tombado como bem cultural da Bahia e recém-inaugurado após revitalização, entra como espaço estreante neste ano.
Promovido pela Associação Baiana do Mercado Publicitário – ABMP em parceria com a Prefeitura Municipal de Salvador, através da Empresa Salvador Turismo – Saltur, o Scream tem várias palestras, painéis e oficinas simultâneas previstas na programação para um público estimado em, pelo menos, 4 mil pessoas. O principal objetivo, de acordo com a presidente da associação, Ana Coelho, é despertar o mercado para o potencial criativo que a Bahia tem.
“Esta é a hora da Bahia se apropriar do potencial criativo que tem e nosso propósito, com o Scream, é justamente provocar esta inquietação. Vamos mostrar quanta gente bacana, qualificada, existe no nosso estado e quantas mais estão de olho na gente. Trata-se de um evento feito sob medida para quem já é profissional, estudante ou que tem motivação para empreender, sendo o impulsionador perfeito para a criação de insights, colocar em prática ideias que só estão no papel, além da ótima oportunidade para networking”, afirma Ana.
Para o presidente da Saltur, Isaac Edington, o evento ressalta a importância da indústria criativa no aspecto social da cidade: “Somos expoentes no quesito criatividade e temos a economia criativa como um dos fatores mais importantes na geração de emprego e renda na cidade. O Scream chega pra ampliar ainda mais isso. A ideia é gerar conhecimento e inspirar ainda mais os criativos. Nunca houve um evento com essa magnitude de apresentações em Salvador e estamos indo pra nossa segunda edição com ainda mais empolgação”, ressalta.
Grade – As mais de 80 horas de programação nos dois dias de Scream contemplam 57 palestras e painéis, além de oficinas e workshops protagonizados por quem transformou ou ajudou a mudar os rumos do mercado em suas áreas, seja na Bahia, no Brasil ou exterior. Dentre os temas, estão o futuro da comunicação, inovação, criatividade, projetos e movimentos transformadores, inteligência artificial, conteúdo de relevância, empreendedorismo e tecnologia.
Para abordar todos estes assuntos e outros mais, o Scream convidou especialistas reconhecidos no mercado, valorizando “a prata da casa” e também com referências internacionais, como Cristina Roman, gerente de desenvolvimento de negócios e comunicação do Instituto D&AD na Europa. Empresas como Google Play, Quebrando o Tabu, CUFA, Fox Latin America Channels Brasil e Alexandrismos tem participação confirmada na agenda.
“São tantos nomes relevantes, com tanta informação rica pra trocar com o público, que é difícil destacar apenas alguns. O que posso garantir é a qualidade técnica de todos, em especial os profissionais baianos que tem elevado a Bahia a um novo patamar nos quesitos inovação e empreendedorismo”, destaca Ana.
Warm up – Para definir os temas e profissionais competentes aos respectivos assuntos e reforçar a grandiosidade do evento, a ABMP realizou algumas ações pré-Scream, como a pesquisa aplicada online com os associados da entidade. Além das diversas contribuições enviadas, de cada 10 entrevistados, 8 afirmam ter grande expectativa para o evento.
A associação reuniu também mais de 40 associados na Bahia Marina, para gerar insights com curadores do Scream, dividindo os participantes em grupos de acordo com as quatro trilhas que norteiam o evento: tecnologia e inovação, facilitador Adelino Montal’verne (Unijorge); comportamento, facilitador Maurício Magalhães (Mundo Real); empreendedorismo, facilitador Paulo Rogério (Vale do Dendê); conteúdo, facilitador Leonardo Rossi (R5 Produtora e vice-presidente da ABMP).
Teve ainda o warm up no Museu de Arte Moderna, em agosto, com lançamento do livro “Eu, eu mesmo e minha selfie”, de Pedro Tourinho, palestrante das duas edições.
Inscrição – Para adquirir os ingressos, o site www.screamfestival.com.br é o canal oficial de compra. A programação e demais informações relacionadas ao festival também estão disponíveis no link. As entradas já estão no segundo lote e o passaporte para os dois dias custa R$ 100,00, com acesso a todos os eventos. Estudantes e associados da ABMP pagam meia entrada.
O Scream é patrocinado pelas empresas Gamned, Kantar Ibope Media, Shopping Bela Vista, Zygon, Happy Tour, Record TV Itapoan, Rede Bahia e TV Aratu, e conta com o apoio institucional do Sebrae.
SERVIÇO
O quê: Salvador Creativity and Media Festival – Scream
Onde: Teatro Gregório de Mattos, Fundação Gregório de Mattos, Espaço Cultural da Barroquinha, Hotel Fasano e Fera Palace Hotel.
Quando: 06 e 07 de dezembro, de 8h às 18h.
Quanto: R$ 100 para passaporte dos dois dias; estudantes e associados a ABMP pagam meia.
Siga: @screamfestival e @abmpbahia.