Hamlet & Ofélia texto do dramaturgo português Carlos Alberto Machado, encerra apresentações nessa quarta, dia 11 de dezembro no Teatro Vila Velha em Salvador.
Na montagem, o icônico casal shakespeariano não morreu na Dinamarca de séculos atrás: transportados para um país em conflito, tentam sobreviver à distopia de violência e desamparo do mundo contemporâneo.
Como explica Celso Jr. eles são “a ‘ala jovem’ daquele universo. Hamlet está amadurecendo aos poucos e Ofélia precisa lidar com as diferentes formas de relação que ela tem com os três homens de sua vida: o pai, Polônio; o irmão, Laertes e Hamlet, o namorado”.
Hamlet se enreda em seu plano de vingança contra o assassino de deu pai e acaba por destruir a relação com Ofélia que sucumbe à loucura e morre afogada. O príncipe também morrerá durante um duelo, no final da trama.
“O autor desloca as personagens da peça de Shakespeare e cria uma meta-ficção distópica. A partir desse entendimento, estamos criando um ambiente de bordel sadomasoquista, um clima de clube de sexo, de cabaré e um figurino que mistura materiais ligados ao fetichismo, como couro e vinil, à imagens típicas da cultura pop, como camisetas de Mickey Mouse e tênis All Star”, comenta o diretor, que também está trabalhando com ideias do texto original de Shakespeare e do texto Hamlet-máquina, do dramaturgo Heiner Müller. “Estamos criando um pós-Hamlet distópico sadomasoquista. Vai ser divertido” diz Celso Jr.
SERVIÇO
Hamlet & Ofélia
Até 11 de dezembro
De segunda a quarta, 20h
Cabaré dos Novos
16 anos
R$30 e R$15 (meia)
Ficha Técnica
Texto: Carlos Alberto Machado Direção: Celso Jr.
Assistente de direção: Meniky Marla
Elenco: Ariel Oliveira, Clara Romariz, Loiá Fernandes, Meniky Marla, Rodrigo Lelis, Vicky Nefertiti
Cenografia: Zuarte
Figurinos: Celso Jr. e Companhia Teatro dos Novos
Trilha sonora: Celso Jr. (a partir de elementos de The Lumineers, Cosmo Sheldrake e David Guetta e Gavin Bryars)
foto @anandona