Valdineia Soriano, Magali Moraes, Vera Lacerda e as homenageadas do Troféu Ujamaa

Em parceria com a Revista Raça, o bloco Olodum entregará na noite dessa quarta-feira, dia 22 a partir das 19h na Sala Principal do Teatro Castro Alves, o Troféu Ujamaa.

O Troféu surgiu em 1986, ano em que o bloco desfilou tendo como tema do carnaval, “Tanzânia”. Uma honraria criada para premiar, durante o Festival de Música e Artes Olodum – FEMADUM, personalidades negras ou não, por destacada contribuição à defesa, preservação e promoção da cultura e das tradições afro brasileiras.

Representa o reconhecimento do Olodum às instituições e pessoas que se destacam na luta de combate ao racismo e todas as formas de discriminação, bem como, pela defesa dos direitos humanos e civis dos africanos e seus descendentes.

É, ainda, uma forma de homenagear personalidades que, ao longo de suas trajetórias profissionais, tem contribuído com o desenvolvimento científico e tecnológico da humanidade, imprimindo aos seus conhecimentos, descobertas, inventos/ criações, um corte étnico-racial, de modo a realçar a contribuição dos (as) africanos (as) e afros descendentes neste campo da atuação.

Entre as artistas que estarão na premiação, nomes como Sahle-Work Zewde, diplomata e presidenta da Etiópia, Vera Lacerda, presidente do Araketu, a atriz Valdineia Soriano, a fotógrafa Magali Moraes, idealizadora do projeto “Cara Preta” e muitas outras.

Acompanhe a cobertura através do Instagram do Olodum @olodum_ oficial. .

Lista das Homenageadas
Daniela Mercury – artista premiada pelo Grammy Latino, Prêmio de Música Brasileira e Prêmio Multishow.
Rachel Maia – formada em ciências contábeis, possuindo especialização em Harvard. Atualmente, CEO da Lacoste.
Hildete Lima (Dete do Ilê)* – fundadora do Bloco Afro Ilê Aiyê, estilista e arte educadora
Julieta Palmeira – secretária da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Governo da Bahia
Thelma Chase– educadora e uma das fundadoras do Movimento Negro Unificado em Recife. Atuou no projeto de revitalização do Centro Histórico de Salvador e, atualmente, ocupa a coordenação do projeto Pelourinho Cultural.
Tânia Santana – cantora de blocos afro e ex-cantora da Banda Olodum
Katia Melo – Pedagoga e ex-diretora do Bloco Afro Olodum
Iyalorixá Jaciara Ribeiro – liderança do terreiro Axé Abassá de Ogum e coordenadora da Organização Política Mulheres de Axé do Estado da Bahia
Patricia Valin – mestra em história social, doutora em história econômica, e autora do livro “Corporação dos enteados: tensão, contestação e negociação política na Conjuração Baiana de 1798”
Fernanda Moreira – jornalista especializada em jornalismo cultural, poetisa e criadora do projeto Ladrilha
Jaqueline Fernandes– jornalista, artista, ativista negra, produtora especializada em culturas afro-brasileiras
Mara Felipe – jornalista, educadora e ex-coordenadora da Escola Olodum
Vanusa Santana – produtora da Banda e Bloco Afro Olodum
Silvelina Pacheco – integrante do setor de costura do Teatro Castro Alves e membro da equipe de figurinista do carnaval do Olodum
Monica Millet – pioneira feminina na arte dos atabaques e educadora de ritmos do candomblé para mulheres

Sobre Uran Rodrigues 10198 Artigos
Uran Rodrigues é um influente agitador cultural, promoter e idealizador do famoso baile O Pente (@opente_festa), além do projeto Sinta a Luz (@sinta.a.luz). Com uma carreira dedicada à promoção da diversidade cultural e artística, Uran conecta pessoas por meio de eventos que celebram a arte, a moda e a cultura preta. Seu trabalho busca não apenas entreter, mas também valorizar e dar visibilidade às potências culturais de Salvador e de outros estados do Brasil.