Ô abre alas que o Bloco da Preta vai passar! 2020 marca uma nova década e, neste carnaval, o Bloco da Preta, mais uma vez, desfilará pelas ruas do Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo em mais uma folia democrática, diversificada e divertida.
Após celebrar uma década de uma bem sucedida história, que ajudou a transformar o carnaval de rua do Rio de Janeiro, Preta Gil prepara-se para o décimo primeiro desfile do bloco que leva seu nome e traz, em seu “DNA”, o respeito à diversidade.
Depois do último “esquenta”, que acontece em 14 de fevereiro no Imperator, Zona Norte do Rio, o Bloco da Preta abre a temporada dos megablocos no carnaval carioca em 16 de fevereiro na Av. Presidente Antônio Carlos, às 9h da manhã, depois passa por Salvador, dia 21 de fevereiro no circuito Barra Ondina, e fecha a temporada da folia em 1º de março no circuito do Ibirapuera, em São Paulo.
Este ano, Preta escolheu homenagear o universo feminino e traz como tema para seu desfile, “Mulheres que inspiram”. As mulheres inspiradoras estarão representadas nas fantasias e trajes da cantora e de sua tradicional “corte” de amigos que acompanha o Bloco da Preta no Rio de janeiro, que todo ano recebe ainda visitantes e atrações musicais que aparecem de surpresa.
Entre as homenageadas no desfile do Rio de Janeiro está Chiquinha Gonzaga que compôs a primeira marchinha da história “O Abre Alas”, para qual Preta gravou uma versão que será cantada por ela e representantes de alguns blocos femininos do carnaval carioca como “Mulheres de Chico”, “Mulheres Rodadas”, “Bloconcé” e o grupo “Samba que elas querem”.
No dia 21 de fevereiro será a vez da Bahia receber, pelo quarto ano consecutivo, o Bloco da Preta/2222, que passará por Salvador no efervescente circuito Barra-Ondina. Mas a “trilogia”, como Preta Gil costuma chamar, não estaria completa sem o encerramento da temporada de carnaval da maior cidade do Brasil: no dia 1º de março, pela segunda vez, o Bloco da Preta desfilará no Obelisco do Ibirapuera da capital paulista.
Mas o carnaval de Preta Gil não é feito apenas de desfiles e, entre arrastar uma multidão e outra nas três maiores festas do Brasil, ela correrá uma “pequena maratona”.
Na Avenida Marquês de Sapucaí, no Sambódromo do Rio de Janeiro, Preta será a atração do Camarote “Rio Praia”, no dia 22 de fevereiro. No domingo, 23, a cantora realiza no Clube Monte Líbano o Baile do Bloco da Preta, já considerado um dos mais animados e disputados eventos do carnaval no Rio.
No dia 25 será a vez de Caraguatatuba, no litoral paulista,receber o Bloco da Preta na programação de carnaval da cidade, onde faz show na Praça da Cultura.
SERVIÇO:
14/02 Rio de Janeiro/RJ
Esquenta do Bloco da Preta – Imperator
Local: Rua Dias da Cruz, 170 – Méier – RJ
Horário: 21h
Preços:
Pista e balcão: Inteira (R$80) / Meia (R$40)
16/02 Rio de Janeiro/RJ
1º de Março – Avenida Presidente Antônio Carlos (em frente a ALERJ)
Concentração: 08h
Saída: 09h
Tema Bloco RJ: Mulheres que inspiram
21/02 Salvador/BA
Desfile do Bloco da Preta 2222
Circuito Barra Ondina
Saída: 18h00
22/02 Rio de Janeiro/RJ
Bloco da Preta
Camarote Rio Praia – Marquês de Sapucaí
Local: Marquês de Sapucaí Entre Setor 8 e 10 (Santo Cristo /Rio de Janeiro – RJ)
Classificação: 18 anos
Horário: 20h
23/02 Rio de Janeiro/RJ
Baile do Bloco da Preta
Local: Clube Monte Líbano (Av. Borges de Medeiros, 701 – Leblon, Rio de Janeiro – RJ)
Horário: 22h
25/02 Caraguatatuba/SP
Praça da Cultura
Local: Av. da Praia do Indaiá
Horário: 21h
01/03 São Paulo/SP
Obelisco do Ibirapuera
Concentração: 13h
Saída: 14h
Patrocinadores : Piraquê, Quem Disse Berenice?, Frooty, Eno e Salon Line.