O evento acontece no Espaço Cultural da Barroquinha durante o Carnaval 2020.
Swing, gingado e muita animação. Assim foi terceiro dia do Origens neste domingo (23), realizado no Espaço Cultural da Barroquinha. Os artistas Vanessa Borges, Guiguio do Ilê, Afrocidade, Hiran, Faustino e Baile do Nêgo trouxeram ritmos da música independente baiana para agitar o público no Carnaval 2020.
Se engana quem pensa que o dia foi apenas de música. O dia foi marcado também por um combate feminino que levou o público a loucura. Única estrelada por mulheres em Salvador, a Batalha das Bruxas mostrou como se faz um duelo de rima de verdade.
O Origens é realizado pelo coletivo Black Combo e reúne ritmos da música alternativa e independente negra.
A cantora Vanessa Borges comentou a importância de participar desse momento durante Carnaval baiano. “Está aqui no Origens é muito importante não somente para as mulheres negras, mas para o povo negro, para os artistas negros”.
De acordo com Vanessa, o povo negro precisava de um espaço como o Origens para comunicar e compartilhar a própria cultura. “Esse espaço é extremamente necessário para a gente [artistas negros]. Eu, como mulher preta, sei da luta e da dificuldade e o quanto é uma responsabilidade estar nesse lugar”.
Guiguio do Ilê disse que espera servir de exemplo para as gerações futuras e reforçou o quanto é necessário ter esse espaço aberto para artistas da black music. “O espaço é ótimo e a comunidade negra estava necessitando disso. Em outros lugares não poderíamos sequer cantar”.
Durante o Carnaval 2020, o Origens acontece até a próxima terça-feira (25). Mas outros eventos com apresentações de artistas da cena cultural baiana ocorrerão ao longo do ano.