Mais uma vitória do cinema brasileiro. No domingo, dia 11 de outubro foi realizada a edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2020, com a apresentação das comunicadoras Adriana Couto e Marina Person.
Com plateia virtual pela primeira vez na história, o público acompanhou através da internet e da TV Cultura os vencedores das 32 categorias de uma das principais premiações do setor no país, escolhendo as melhores produções de longas, curtas, documentários, série, ficção, animação e os profissionais envolvidos.
Simonal levou 4 prêmios: Melhor ator para Fabricio Boliveira dividindo o mesmo com Silverio Pereira por Bacurau. Melhor primeira direção de longa-metragem para Leonardo Domingues, Melhor Som criado pelos mestres Marcel Costa, Alessandro Laroca, Eduardo Virmond, Armando Torres Jr, ABC e Renato Deadato e a Melhor Trilha Sonora com Wilson Simoninha e Max de Castro.
O longa já foi premiado em setembro do ano passado – 2019, na vigésima terceira edição do Brazilian Film Festival, levando três lentes de Cristal na opinião do corpo de jurados nas categorias Melhor Ator para Fabrício, Melhor Filme e melhor Cinematografia para Fábio Baião. Levando ainda o prêmio de melhor filme no voto popular.
O filme conta a história do cantor carioca Wilson Simonal, que fez grande sucesso nas décadas de 1960 e 1970, mas foi acusado de delatar colegas à polícia ideológica do governo na época — o temido DOPS — durante a ditadura militar, e por isso condenado ao ostracismo artístico pela classe.
Mais sobre o filme no Instagram @simonalofilme e sobre o ator @fabricioboliveira .
Confira todos os ganhadores do Troféu Grande Otelo no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro no Instagram @academia_brasileira_de_cinema.