Regionalismos e requintes na cozinha do Chef Kaywa Hilton no BOIA

A riqueza e a diversidade da Baia de Todos os Santos não está só em suas belezas naturais, mas, sobretudo, nos produtos e pessoas que exercem um trabalho muitas vezes não lembrado.

As marisqueiras são responsáveis pela captura de moluscos como sururu, sarnambi e chumbinho, que já foram mais comuns nas mesas de Salvador há um tempo.

A paixão pelo mar e a vontade de unir técnicas resgatando produtos locais que fazem parte da lembrança dos baianos resultaram no Boia, novo restaurante na Pituba, onde o chef Kaywa Hilton apresenta sua cozinha a Salvador de uma forma original e descontraída.

Aberto desde o dia 8/10, o Boia está com cardápio reduzido, em construção e sempre com uma novidade com a proposta de provocar novas e saborosas descobertas.

Peixes apreciados pela culinária tradicional japonesa como Bonito, Agulhinha e Guaricema, fazem parte do cardápio que apresenta de forma divertida e acessível petiscos (chamados de “iscas”), “boias” que são as opções de pratos, e sobremesas com o tema do mar.

Os “sandufishs” smash de barriga de atum e hot mar com salsicha artesanal de siri já são um sucesso e marca registrada.

Todo o conceito foi cocriado pelo chef e sua sócia, Thabata Hilton, também sócia do projeto Mesa Nômade e consultora na área de alimentos e bebidas. Todas as delícias do Boia serão bem acompanhadas das cervejas artesanais da Proa Salvador, onde o restaurante está localizado.

O Boia funciona de terça a sexta, das 18h as 22h; sábado 12h as 15h, 18h as 22h e domingo apenas para almoço, das 12h as 15h. Os pratos variam de 24-48 reais, com opções para compartilhar e vegetarianas.

Siga no Instagram @boiarestaurante.

About Uran Rodrigues 10198 Articles
Uran Rodrigues é um influente agitador cultural, promoter e idealizador do famoso baile O Pente (@opente_festa), além do projeto Sinta a Luz (@sinta.a.luz). Com uma carreira dedicada à promoção da diversidade cultural e artística, Uran conecta pessoas por meio de eventos que celebram a arte, a moda e a cultura preta. Seu trabalho busca não apenas entreter, mas também valorizar e dar visibilidade às potências culturais de Salvador e de outros estados do Brasil.