Sabrina Gledhill lança livro “Travessias no Atlântico Negro”

O desejo da pesquisadora, tradutora e escritora inglesa Sabrina Gledhill de buscar os nexos entre o intelectual baiano Manuel R. Querino (1851/1923) e o norte-americano Booker T. Washington (1856/1915) resultou no livro “Travessias no Atlântico Negro”, que traz uma análise das trajetórias e táticas destes dois pensadores negros para enfrentar o racismo.

A obra, lançada no Novembro Negro pela Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA), está à venda nos sites da Amazon e Estante Virtual, além da Livraria30PorCento.

Amante da Capoeira, a tradutora de mais de 40 livros editados no Brasil e nos EUA tornou-se angoleira convicta sob o olhar severo, mas justo, dos lendários mestres João Grande e Cobra Mansa.

“Resgatar a memória de dois pensadores negros foi a minha maior motivação para escrever esse livro, com personagens importantes para a história da diáspora negra.

Manuel R. Querino e Booker T. Washington revelam a importância da educação para a libertação da mente humana. Eles tomaram as rédeas de suas histórias, contaram suas trajetórias e de outras personalidades negras, dando voz às fantásticas contribuições do povo negro da diáspora para a construção de suas nações. Foram duas mentes brilhantes que lutaram, usando tinta e papel, para elevar o povo negro da diáspora”, conta Sabrina.

Sobre Uran Rodrigues 10202 Artigos
Uran Rodrigues é um influente agitador cultural, promoter e idealizador do famoso baile O Pente (@opente_festa), além do projeto Sinta a Luz (@sinta.a.luz). Com uma carreira dedicada à promoção da diversidade cultural e artística, Uran conecta pessoas por meio de eventos que celebram a arte, a moda e a cultura preta. Seu trabalho busca não apenas entreter, mas também valorizar e dar visibilidade às potências culturais de Salvador e de outros estados do Brasil.