Artista de múltiplas atividades na arte, tendo sido escultor, gravador, desenhista, pintor, diagramador (destaque para a transformação gráfica efetivada no Jornal do Brasil, entre outros), cenógrafo, professor de composição, escultura, desenho e teoria da forma na Faculdade de Belas Artes da UFMG, um dos expoentes do neoconcretismo, Amilcar de Castro é um dos mais importantes artistas brasileiros do século XX.
Nos vários períodos da sua criação, ao trabalhar com os mais diversos materiais, o corte e a dobra na matéria, o fazer rigoroso da forma, o equilíbrio da composição, o despojamento do ritmo e da expressividade que o gestual imprime sobre a superfície, e aí tanto faz seja ela bi ou tridimensional, em grandes ou pequenos formatos, apresentava uma linguagem pessoal de quem estava a criar uma obra singular e poética.
Associando-se às comemorações dos 100 anos de Amilcar de Castro, a Paulo Darzé Galeria de Arte realiza a exposição “Amilcar de Castro – 100 anos”, com mostra presencial e virtual, reunindo 56 trabalhos, entre esculturas e desenhos.
Para visitá-la presencialmente é necessário agendar horário nos telefones (71) 3267 0930 ou (71) 99918 6205. Para acessá-la virtualmente utilizar o endereço www.paulodarzegaleria.com.br ou o perfil @paulodarzegaleria nas redes sociais Facebook e Instagram, onde poderão ver as imagens das obras, fotos da exposição e o catálogo da exposição com depoimentos de familiares e artistas, uma biografia e um texto crítico de Ferreira Gullar.
Sobre a galeria
Ao criar a Paulo Darzé Galeria tinha como um dos objetivos trabalhar com a arte moderna e a arte contemporânea. Isto acabou sendo desenvolvido através dos anos com uma atuação expondo os principais nomes da arte no Brasil. Entre eles, estava neste propósito Amilcar de Castro, que conheci ainda no final dos anos 90 para fecharmos uma mostra. Infelizmente esta não aconteceu com a presença dele. Depois de sua morte realizamos duas exposições em nossa sede aqui na Bahia e uma na SPArte, e continuamos trabalhando e exibindo e comercializando até hoje sua obra.
Falar de Amilcar de Castro em seu centenário é falar de um dos artistas mais importantes na história da arte e de um trabalho que, ao ser concebido, traz-nos o rigor e a simplicidade através de técnicas, formas e linguagens, em diferentes materiais, seja na obra gráfica ou na escultórica, e nos ensina, no seu todo e em toda sua criação, a afirmação da liberdade, algo imprescindível não só para a arte, mas para vida. Uma lição do existir. Como diz seu filho Rodrigo, artista também de nossa galeria, “quanto mais o tempo passa maior a grandeza que se desvela de sua obra”.