Encontro ‘Artesanato da Bahia’ discute qualificação e estratégias

Foto: Erivan Morais

Levantar demandas para qualificação de artesãs e artesãos e buscar o desenvolvimento de estratégias para ampliação das vendas de seus produtos são algumas das propostas do Encontro Artesanato da Bahia, que terá quatro edições a partir desta semana, através de plataformas virtuais. Com inscrições através do Sympla, os eventos serão divididos por polos de produção artesanal, numa realização da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – Setre/Bahia, através da Coordenação de Fomento ao Artesanato e da Associação Fábrica Cultural.

O Encontro Artesanato da Bahia é voltado para artesãs e artesãos, gestores públicos ou de outras instituições ligadas ao setor artesanal e outros interessados. A qualificação dos artistas, a promoção do produto artesanal e a ampliação de formas de comercialização fazem parte das discussões, que buscam fortalecer o artesanato baiano.

Os eventos são uma das etapas do Diagnóstico do Artesanato Baiano, que embasará o desenvolvimento do Programa de Qualificação, iniciativa que visa o incentivo, a capacitação e o desenvolvimento de diferentes competências dos artesãos baianos. Um dos focos principais será o aperfeiçoamento da produção, através de conjunto de ações e estratégias que estimulem a melhoria da gestão, das formas de produção e divulgação dos produtos. Nos diálogos on-line, serão levantadas as principais necessidades de cada região, além de fortalecidas as articulações dos grupos produtivos.