Encerram hoje (sexta, 26 de fevereiro) as inscrições para o curso de elaboração de projetos audiovisuais Pra Começar, realizado pela Salamandra Produções em parceria com o EPA – Produtores Executivos Associados.
A formação é voltada para pessoas negras com idades entre 18 e 25 anos e residentes na cidade de Salvador. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através da plataforma Doity: https://doity.com.br/pra-comecar-1
O curso tem como objetivo preparar pessoas negras para compreender as etapas de um projeto e a importância de cada uma delas para a criação de uma proposta audiovisual completa.
“Pessoas negras, muitas vezes, entram no mercado audiovisual através da prática, tendo pouca oportunidade de autonomia como a de criar, apresentar e executar seu próprio projeto. Pra Começar busca instrumentalizar estes jovens que sonham em realizar uma produção audiovisual a compreender as particularidades estratégicas para vender e/ou compartilhar sua ideia até tornar-se uma produção finalizada”, explica Dayane Sena[foto], diretora da Salamandra Produções e uma das idealizadoras do curso, ao lado de Nina Novaes e Ailton Pinheiro.
Serão selecionados 40 participantes para as atividades, que acontecerão no período de 1º a 13 de março em ambiente virtual, com duração total de 48 horas. As aulas tratarão sobre a estrutura de um projeto e todos os itens que o compõem, o potencial de cada ideia com um olhar sobre a produção de impacto, produção executiva e captação de recursos.
AiltonO Pra Começar é uma realização da Salamandra Produções em parceria com o EPA – Produtores Executivos Associados. Projeto contemplado pelo Prêmio Conceição Senna de Audiovisual, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, com recursos oriundos da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.
EPA – Produtores Executivos Associados
EPA é um agrupamento de três produtores negros e suas empresas de audiovisual, Dayane Sena (Salamandra Produções), Alessandra Novaes (Nina Produções) e Ailton Pinheiro (Ori Imagem e Som Produção Cinematográfica), que surge para alavancar e equilibrar a atuação de profissionais negros no mercado audiovisual brasileiro. Com atuação nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, suas atividades estão focadas nas áreas de produção, produção executiva, formação audiovisual e produção criativa. O objetivo é ampliar conhecimentos, trocar experiências e formar pessoas negras com foco em produção executiva, desenvolvimento de projetos, roteiro, captação de recursos, construção de projetos criativos, consultoria e assessoria de projetos audiovisuais.