CONEXÕES FESTIVAL DE DANÇA OFERECE OFICINAS GRATUITAS ONLINE À POPULAÇÃO DO SUBÚRBIO FERROVIÁRIO

Apesar das limitações impostas pela pandemia do Coronavírus, a força da produção artística e cultural da periferia de Salvador tem se ajustado ao “novo normal” e superado limites.Prova disso é o Conexões Festival de Dança, que acontece entre os dias 15 e 19 de março, em ambiente virtual.

O festival de dança, que tem direção de Ana Talita Lima(foto) e curadoria de Guego Anunciação, ambos oriundos e residentes do Subúrbio Ferroviário de Salvador, reúne oficinas de práticas corporais, apresentações de dança e residência artística. Toda a programação será transmitida pelo canal do festival na plataforma do festival no Youtube.

“O Conexões surge a partir do desejo de reunir artistas que são oriundos de bairros periféricos, tornando-os protagonistas dos seus fazeres a partir do compartilhamento dos seus saberes e descentralizando geograficamente as ações que geralmente acontecem com grande vigor nas áreas centrais”, declara Guego Anunciação, curador artístico do festival.

Guego

Residência artística

A primeira noite do festival conta com espetáculo de abertura produzido pelo bailarino e coreógrafo Dejalmir Melo em residência artística promovida pelo festival. Vinte artistas da Bahia foram selecionados para participarem da prática com o coreógrafo, natural e residente do Subúrbio Ferroviário de Salvador, que iniciou as atividades na segunda-feira, 01/03, com encontro em chamada de vídeo.

Apresentações artísticas

O Conexões recebe ainda apresentações artísticas de grupos de dança e bailarinos solistas, ambos selecionados via chamada pública. Foram chamados cinco solistas e três grupos de dança, que se apresentam durante o festival, às 20:00.

Oficinas de dança

Para completar a programação, as oficinas de práticas corporais em Twerk, Vogue, Afro house, Capoeira e Jazz Dance serão oferecidas ao público em geral – não precisa ser profissional da dança para participar -, durante os cinco dias do festival. Os encontros acontecem das 14:00 às 16:00 pela plataforma Zoom, com vagas para até 90 pessoas a cada dia. Para participar, os interessados devem acessar o link disponibilizado na bio do instagram do festival: @conexoesfestival

Confira a programação completa do Conexões:

15.03, segunda-feira:

14:00: Oficina de Jazz Dance

Com Marcos Vinícius Silva, via zoom

20:00: Espetáculo da mostra da residência artística com Dejalmir Melo

Via youtube do festival

16.03, terça-feira:

14:00: Oficina de Vogue

Com Lucas Montty, via zoom

20:00: Espetáculo “Swing Manifesto”

Do Grupo Jeitus de Dança, via youtube do festival

17.03, quarta-feira:

14:00: Oficina Afro House

Com Eilan Silva, via zoom

20:00: Mostra de solos

Via youtube do festival

18.03, quinta-feira:

14:00: Oficina de Capoeira

Com Anderson Gavião, via zoom

20:00: Espetáculo “Nanquin” do Grupo Nanquin

Via youtube do festival

19.03, sexta-feira:

14:00: Oficina de Twerk

Com Taila Samile, via zoom

20:00: Espetáculo “baile” do Grupo Baile

Via youtube do festival

O Conexões Festival de Dança é uma realização dos coreógrafos Ana Talita Lima (direção) e Guego Anunciação (curadoria). E tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da FUNCEB (Fundação Cultural do Estado da Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Para mais informações e novidades, acompanhe as redes sociais do Festival: Instagram: @conexoesfestival

Foto Guego por Alice Rodrigues/  Ana Talita por  Dudu Assunção

Sobre Uran Rodrigues 10132 Artigos
Uran Rodrigues é um influente agitador cultural, promoter e idealizador do famoso baile O Pente (@opente_festa), além do projeto Sinta a Luz (@sinta.a.luz). Com uma carreira dedicada à promoção da diversidade cultural e artística, Uran conecta pessoas por meio de eventos que celebram a arte, a moda e a cultura preta. Seu trabalho busca não apenas entreter, mas também valorizar e dar visibilidade às potências culturais de Salvador e de outros estados do Brasil.