A revista Labcenas, publicação digital que discute o campo técnico das artes, traz ao debate vozes de profissionais que geralmente não têm espaço em publicações voltadas ao domínio das artes. Em sua primeira edição, a revista estimula a valorização desses mesmos profissionais que geralmente estão nos bastidores dos processos artísticos.
A live de lançamento da publicação ocorrerá no dia 10 de abril, às 16h, no perfil do Labcenas no Instagram (@labcenas) e contará com a participação dos idealizadores do projeto e artistas e técnicos que terão trabalhos publicados na edição. A revista digital poderá ser acessada por meio do site revistalabcenas.bogum.com.br.
O projeto Labcenas surge da necessidade de reivindicar o reconhecimento de pautas, inquietações e experiências dos profissionais da iluminação, figurino, maquiagem, produção, fotografia, gestão, dentre outros. O projeto editorial tem o objetivo de contribuir para a diminuição de uma deficiência histórica, por meio do acesso à informação, produção e difusão de conhecimentos atrelados à arte.
“Ao longo do processo de curadoria, buscamos selecionar contribuições que traduzissem o tom de manifesto definido para a edição inaugural do periódico, mirando a valorização do lugar de fala das áreas técnicas em sua diversidade de papéis, funções e responsabilidades. A revista inaugura um novo espaço dialógico, de representatividade e difusão da produção intelectual e das experiências dos profissionais das áreas técnicas das artes”, diz Ana Terse Soares, uma das responsáveis pela revista.
A publicação surge do projeto homônimo Labcenas (Laboratório de Tecnologias para a Cena) que reuniu mais de 30 profissionais dos bastidores em uma vasta programação em março deste ano, com uma série de atividades gratuitas on-line, como mesas de diálogos e atividades formativas.
“O leitor terá oportunidade de conhecer diversos trabalhos em formatos de podcasts, artigos, entrevistas, depoimentos e registros que transitam em torno do tema desta primeira edição: ‘Construções de avessos – reflexões e maquinações sobre a técnica nas artes’. Três eixos temáticos foram contemplados: Memórias e testemunhos, Reflexões e Trocas. Temos esperança de que iniciativas como essa sejam continuamente apoiadas para que projetos assim tenham vida longa”, ressalta Marina Martinelli, uma das responsáveis pela organização da publicação.
Uma realização da Bogum Ambiente Criativo e da Multi Planejamento Cultural, o Labcenas tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
Na foto Ana Terse e Marina Martinelli, responsáveis pela revista Labcenas