A Casa Rosada será palco do projeto EMARANHADAS, que acontecerá entre os dias 27, 28, 29 e 30 de abril trazendo três obras convidadas selecionadas por três curadores. Cada proposta fará uma apresentação ao vivo que será transmitida online e contará com captação de imagens em vídeo e fotos. Nesta primeira edição do Emaranhadas participarão a cantora Jann Souza, a dançarina Talita Melo[foto] e a artista plástica Aislane Nobre.
De acordo com a curadora do projeto, Janaína Candeias, o público terá a possibilidade de conferir uma apresentação integrada entre essas três linguagens, que trará uma experiência diferenciada para quem já costuma acompanhar transmissões online.
“Será possível percorrer virtualmente diferentes ambientes/atmosferas do Emaranhadas. Uma hora você assiste um show, depois pode passar pela exposição e vê a performance de dança também, caso queira”, explica Candeias.
Programação
A abertura do Emaranhadas será na terça-feira (27), com Talita Melo, que apresentará o espetáculo de dança “Branda”, que aborda assédio, estupro, violência doméstica, além de outras questões que silenciam, inferiorizam, culpabilizam e constantemente faz com que as mulheres sintam uma sensação de insegurança.
Na quarta-feira (28), será a vez do público conferir as próprias conjecturas da artista plástica Aislane Nobre e dos seus ancestrais na exposição “Imagens da ancestralidade em trama de pele”, onde a pintura não se dá pela deposição de tinta sobre tela, mas sim por sobreposições de camadas de tecidos tingidos, que por sua vez, velam imagens fotográficas.
E, a cantora Jann Souza fará um pocket show intimista, na quinta-feira (29), com canções autorais que abordam o empoderamento feminino além da afetividade ao que se refere a mulher negra. O encerramento do projeto será na sexta-feira (30), com as três artistas juntas, em uma apresentação única. Toda a programação será transmitida pelo canal do youtube da Casa Rosada, sempre às 18h.
O Projeto Emaranhadas é uma realização da Casa Rosada, contemplado pelo edital pelo Prêmio Anselmo Serrat de Linguagens Artísticas, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, com recursos oriundos da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.
Sobre a Casa Rosada
Um espaço alternativo, autogerido, que promove a atividade artística e cultural. Inaugurada em julho de 2018, a Casa Rosada dá ênfase às pautas (e lutas) das mulheres e minorias, a partir do fomento de atividades que integrem as linguagens artísticas a uma discussão ampla e diversa da sociedade. O local já abrigou projetos próprios, como o Corpo em Casa, Cineclube Feminista, Construções Feministas e o Circuito CASAS, e de terceiros, como shows, aulas, oficinas, apresentações de Teatro, Dança e Artes Visuais.
Serviço
Projeto EMARANHADAS
27/04 – Espetáculo de dança “Branda”, com Talita Melo, Meirejane Lima e Larissa Vitória
28/04 – Exposição “Imagens da ancestralidade em tramas da pele”, da artista plástica Aislane Nobre
29/09 – Pocket show intimista da Jann Souza
30/04- Apresentação única com as três artistas emaranhadas
*Transmissão pelo canal do Youtube da Casa Rosada, sempre às 18h!
Foto João Rafael