Online: Teatroescola promove série de aulas sobre a história dos Orixás

O  Teatroescola – escola artística integrada com estudos da cultura afro-brasileira e indígena para jovens afrodescendentes em Salvador (BA) – vai lançar uma série de aulas sobre a história dos Orixás em seu canal no Youtube. A ação é fruto de uma parceria entre a instituição e o Terreiro Axé Abassa de Ogum, liderado pela Yalorixá Jaciara de Oxum.

Estreando a série de quatro aulas, o primeiro vídeo será divulgado na segunda-feira (21) e conta a história de Oyá. A parceria foi firmada hoje (18), quando o diretor do Teatroescola, Nell Araújo, e Mãe Jaciara de Oxum assinaram um termo de cooperação técnica entre o projeto educacional e o terreiro. A parceria prevê a capacitação nas áreas de gestão e cursos de artes para pessoas que integram o terreiro, e em contrapartida Mãe Jaciara vai lecionar estudos referentes à cultura afro-brasileira.

“É uma honra firmar essa parceria com Mãe Jaciara, que está sempre conectada ao nosso projeto, sempre disposta a ceder seu conhecimento em prol dos alunos do Teatroescola e da preservação da cultura afro-brasileira”, celebra Nell Araújo. Mãe Jaciara conta que o acolhimento e a parceria são prioridades para a religião de matriz africana: “Para o Axé Abassa de Ogum, fazer essa cooperação com o Teatroescola é algo revolucionário. A gente, da religião de matriz africana, faz o acolhimento de uma parceria na diversidade que ajuda a trazer a auto estima, o conhecimento sobre a religião para quem se interessa no assunto. É um momento ímpar, porque a gente precisa deixar um legado para estes jovens”.

Para mais informações, acesse o LINK.

Sobre Uran Rodrigues 10202 Artigos
Uran Rodrigues é um influente agitador cultural, promoter e idealizador do famoso baile O Pente (@opente_festa), além do projeto Sinta a Luz (@sinta.a.luz). Com uma carreira dedicada à promoção da diversidade cultural e artística, Uran conecta pessoas por meio de eventos que celebram a arte, a moda e a cultura preta. Seu trabalho busca não apenas entreter, mas também valorizar e dar visibilidade às potências culturais de Salvador e de outros estados do Brasil.