Entre os dias 25 de maio e 4 de junho, no Teatro Vila Velha, o público soteropolitano vai poder conhecer o resultado da quarta edição no Brasil do projeto K Cena, que promove o intercâmbio artístico entre Brasil, Portugal e Cabo Verde.
O espetáculo “A Besta” surge da residência artística de Graeme Pulleyn, diretor britânico radicado em Portugal, com integrantes da universidade LIVRE do teatro vila velha, programa de formação de atores do Vila, e permanece em cartaz de quinta a sábado, às 20h, e aos domingos, às 19h.
Criada a partir de três importantes autores da dramaturgia mundial, o espetáculo é uma espécie de coquetel de anarquia, ironia, surrealismo e provocação, segundo o diretor Graeme Pulleyn.
“O Rinoceronte”, obra mais conhecida do romeno Eugène Ionesco, ícone do Teatro do Absurdo, narra a história de uma vila que tem os seus habitantes transformados aos poucos em rinocerontes, com única exceção do protagonista, Bérenger, que consegue resistir à espécie de peste. “Ubu Rei”, do autor francês “Alfred Jarry”, busca inspiração em Macbeth, clássico de William Shakespeare, para narrar a grotesca história de Ubu, personagem que junto a sua esposa usurpa a coroa do país e conduz um governo bárbaro, violento e repressor. Já “O Teatro e a Peste”, do dramaturgo francês Antonin Artaud, trecho da obra “O Teatro e seu Duplo”, discute os efeitos da peste na sociedade e propõe um teatro que, assim como a peste, crie possibilidades de novas formas de estar na vida.
“Todos são textos escritos ou estreados em França entre finais do século XIX e meados do século XX. Cada texto, à sua maneira, marca um momento revolucionário na estética teatral mundial. Jarry rebenta com todas as convenções, Artaud lidera o movimento surrealista e Ionesco acaba por ser um dos principais porta-vozes do Teatro do Absurdo”, explica o diretor, que tem trabalhado com o elenco desde o último mês de abril.
SERVIÇO:
O QUE: “A Besta” | Projeto K Cena 2017
QUANDO: 25 de maio a 4 de junho
quinta a sábado (20h) e domingos (19h)
OZS
ONDE: Teatro Vila Velha, Salvador
QUANTO: R$ 20 e 10 (às quintas-feiras)
R$30 e 15 (sexta a domingo)
ONDEC COMPRAR: Site www.teatrovilavelha.com.br ou na bilheteria do teatro