A celebração da beleza Negra no Afro Fashion Day

No próximo sábado (19), no Centro Histórico de Salvador, o jornal CORREIO realizará pelo oitavo ano o Afro Fashion Day, que após duas edições virtuais – um fashion filme e um desfile gravado – retorna ao formato presencial. Aberto ao público, que terá acesso livre à sua programação, o projeto de moda que celebra o mês da Consciência Negra destacará mais uma vez a produção de estilistas, marcas e designers de acessórios baianos e o talento de modelos pretos em um mega desfile coletivo que, nesta edição, terá a capoeira como tema.

Marcado para acontecer a partir das 18h, no Terreiro de Jesus o desfile contará com um elenco de cerca de 100 pessoas, entre modelos, capoeiristas e outros convidados, destacando o tema em um show de moda e arte. Os 75 looks que serão apresentados foram criados por 43 marcas e estilistas baianos, uma franco- camaronesa e um coletivo de acessórios. Parte dos calçados será Melissa. Todos os modelos serão maquiados com produtos Vult, marca apoiadora do AFD 2022.

ARTE – O desfile será um espetáculo que mesclará moda e arte através de intervenções artísticas, sob a direção de Gil Alves, entre elas a apresentação do Projeto Golfinho, apoiado pela Suzano. Trata-se de jovens, filhos de pescadores vindos do município de Mucuri que participam de atividades culturais, como a capoeira, tema do evento.

FEIRA – Antes, às 11h, no Cruzeiro de São Francisco, Pelourinho, ocorrerá a Expo Mulher, que contará com a presença de 50 expositoras participando no dia, em uma ação da Prefeitura Municipal de Salvador que visa fomentar os negócios femininos. Algumas marcas do Afro Fashion Day participarão da feira.

INTERAÇÃO – Duas vitrines do TikTok, marca patrocinadora do evento, serão montadas no circuito do desfile para que o público interaja e crie seus próprios conteúdos.
TIME – O desfile do Afro Fashion Day 2022 terá mais uma vez como curador de moda o produtor, estilista e artista plástico Fagner Bispo. O time da beleza será formado por 9 maquiadores, um cabeleireiro, um assistente de cabeleireiro, seis trancistas e duas manicures. A coordenação é de Dino Neto com Roma Aragão na assistência de produção.
O roteiro e direção artística do desfile são de Gil Alves, projeto arquitetônico da GMF Arquitetos, de Giuseppe Mazzoni, cenografia de Rafael Bittencourt, trilha sonora do DJ e produtor musical Telefunksoul e projeção a laser de Gabiru.

CRIATIVOS – Este ano, o time é formado por 44 marcas, estilistas e designers de acessórios e um coletivo. A partir das orientações passadas pelo curador do desfile, Fagner Bispo, todos criaram peças exclusivas, que serão coordenadas em looks editados pelo produtor. O desfile será dividido em três grandes blocos, inspirados em estilos de Capoeira, tema do AFD 2022: Angola, Regional e Contemporânea.
O time de criativos este ano é formado por Adriana Meira, Abanto, Ateliê Casalinda, Aládio Marques, Balbina, Black Atitude, By Aninha, Criollo, Costa Ribeiro, Closet Clothing, Crioula, Dih Morais, Dua, Ethnic Revival (fraco-camaronesa), Filipe Fias, Gefferson Vilanova, Incid, Jefferson Ribeiro, João Damapejú, Kelba Deluxe, Katuka, Lourrani Baas, Lu Samarato, Mônica Anjos, Mário Farias, MB Conceito, Meninos Rei, N’Black, Nós Macramê Design, Negrif, Porto, Preta Brasil, Rey Vilas Boas, Regina Navarro Bellaoyá, Sonbrille, Soudam, Sillas Filgueira, Tábompravocê, Tempt e Ziê.
Das 44 marcas, cinco foram escolhidas através do Concurso Cultural Estilista AFD 2022, criado para revelar talentos do design de moda e que vai colocar novos profissionais na equipe de criativos do projeto. São elas Inti, Bixa Costura, Rômulo Salomão, Jorge Andrade e Kriassaum. Todas criaram looks exclusivos para esta edição.
Este ano, o Afro Fashion Day também firmou uma parceria com a Fábrica Cultural, organização social fundada em 2004, em Salvador, pela cantora e ativista Margareth Menezes, que tem como eixos estratégicos educação, cultura e sustentabilidade.
Foram selecionadas 11 marcas de acessórios contempladas no Acelera Iaô, programa realizado pela Fábrica Cultural que fomenta o trabalho de empreendimentos negros baianos por meio do apoio, qualificação e aceleração dos negócios criativos. São elas: Cravo & Canela, Diva Black, Negra Lu, Ateliê Grapiúna, Ouromin, Ayoka Acessórios Afro, Uka Acessórios, Negra Sil Acessórios, Pretart’s, Aury Félix Acessórios e Ofanish.

MODELOS – A edição 2022 do Afro Fashion Day terá 75 modelos apresentado os looks no desfile coletivo. De perfis diversos – tipo físico, idade, estilo – 62 foram selecionados entre 14 agências e projetos, dez foram os vencedores das seletivas de bairro e três foram convidados, dentre eles a drag queen baiana Nininha Problemática, criada pelo ator Digo Santtos, que já desfilou em outras edições do evento.
São eles:
ONE MODELS – Simone Costa, Ingrid Ramos, Marcele Joana, Ivana Pires, Fernanda Vitória, Raissa Santos, Júlia Vitória, Luane Santana, Norildes José, Kauane Santos, Naiara Arcuri, Ednei William, Cawan Victor, Caio Bouças, Akin, Fábio Filho, Raone Oliveira, Railson Vieira e Yuri Ferreira.
RAÍ MODELS – Larissa Telles, Raquel Cavalcante e Lara Sofia
40 GRAUS – Paula Borges, Tarcila Araújo, Raira Costa, Felupz e Alefe Santos
HOME MODEL – Karol Silva, Bruna Sanches, Ângela Vieira e Amissão
ID MGT – Alexia Bairon, Mar Ribeiro, Daniel Amorim e Mateus Corrêa
BI PRODUÇÕES – Oda Taylor, Maria Clara, Rejane Santos, Leideane Oliveira, Caíque Santos e Carlos Gabriel

MODEL CLUB – Thayná Cruz, Brendha Cristina, Yasmin Santos, Ana Beatriz, Camile Anjos, Caíque Santos, Roque Augusto, Adilson Machado e Alan Macedo
JOVENS PERIFÉRICOS – Helen Miller e Patrícia Garcez LV MODELS – Ananda Santos
FOCUS MODEL – Jonas Bueno
X TREME MODELS – Boanerges
VOGA MODELS – Gabriel Sabback
PJT MODELS – Wayla Lopes, Elizabeth Ribeiro, Pedro Damasceno, Rafael Borges, Mateus Souza e Denilson Cerqueira
SELETIVAS DE BAIRROS – Pedro Santos, Felipe Apóstolo, Aelson Santos, Maiara Silva, Daiara Santos, Monique Reis, Giselle Cristine, Rosângela Morais, Werbert Jesus e Denilson Evangelista.
CONVIDADOS – Xaê França, Cleyton Santos e Nininha Problemática.
O Afro Fashion Day é um projeto do jornal Correio com patrocínio de TikTok, apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador e Sebrae, apoio do Shopping Barra, Suzano, Vult e Salvador Bahia Airport e parceria da Melissa.

Sobre Uran Rodrigues 10202 Artigos
Uran Rodrigues é um influente agitador cultural, promoter e idealizador do famoso baile O Pente (@opente_festa), além do projeto Sinta a Luz (@sinta.a.luz). Com uma carreira dedicada à promoção da diversidade cultural e artística, Uran conecta pessoas por meio de eventos que celebram a arte, a moda e a cultura preta. Seu trabalho busca não apenas entreter, mas também valorizar e dar visibilidade às potências culturais de Salvador e de outros estados do Brasil.