Os belos registros do Nego Fugido do fotógrafo Alex Dantas estão em exibição no Festival de Fotografia de Paraty no Rio de Janeiro.
Considerado o maior evento de segmento no Brasil, o festival escolheu o trabalho do baiano que registra o movimento cultural preto da comunidade quilombola de Acupe, distrito de Santo Amaro no recôncavo baiano.
O Nego Fugido é uma tradição cultural que recria a fuga de negros escravizados em busca de liberdade. Realizada anualmente, aos domingos de julho, a encenação a céu aberto envolve personagens como capitães-do-mato, negros fugitivos e guerreiros, simbolizando a resistência e luta contra a opressão.
Com trajes e performances que remetem ao período colonial, o Nego Fugido é uma expressão viva da memória histórica e da identidade afro-brasileira, celebrando a coragem e a busca pela liberdade.
As fotos são um recorte do trabalho que o fotógrafo Alex Dantas, registra desde 2017, reunindo um rico acervo de imagens.
As fotos estão na Casa Confoto – FotoTech com entrada gratuita para visitação, lembrando que o festival encerra nesse domingo, dia 15.
News no instagram: @alexdantas_fineart