É convocando a força do sagrado ancestral e reverenciando a cultura afro-brasileira que Ana Mametto voltou aos palcos de Salvador em abril. A cantora estreou “Saudação”, show que deriva do seu álbum mais recente de mesmo nome e chegou para uma temporada no Teatro Sesi Rio Vermelho.
Em um convite à uma experiência que vai além da música, as apresentações seguem nos dias 16, 23 e 30 de abril, sempre às 20h. Os ingressos já estão disponíveis pelo Sympla e na bilheteria do teatro.
Em formato inédito, “Saudação” estreia no palco dois anos depois do lançamento do disco nas plataformas digitais. Nas 12 canções que compõem o trabalho, Ana Mametto presta um tributo profundo e cuidadoso às suas raízes artísticas.
No repertório do show, fiel ao álbum, a artista homenageia compositores e intérpretes da Música Popular Brasileira com quem tem grande identificação, entre eles Dorival Caymmi, Os Tincoãs, Vinicius de Moraes e Baden Powell, com o icônico Afro-sambas, além de canções interpretadas por Clara Nunes.
“Revisitei a minha casa interior com esse álbum, relembrei a infância e me conectei com o sagrado. Agora quero dividir no palco a experiência de mergulhar na música afro-brasileira saudando esses quatro nomes que fazem parte da minha trajetória como artista e como mulher”, destaca Ana Mametto.
Entre as canções, a artista interpreta três músicas de cada homenageado, com destaque para clássicos como “Canto para Xangô”, “Banho de Manjericão”, “Atabaque Chora”, “Canoeiro”, entre outras. Nas quatro apresentações, Ana Mametto estará acompanhada de Citnes Dias, na percussão, e Yacoce Simões, no piano, que assina também a direção musical do trabalho.
Somado ao repertório e à interpretação, o cenário completa o convite para uma imersão quase sinestésica à ancestralidade afro-brasileira proposta por “Saudação”. Assinada pelo baiano Peu Caldas, a cenografia perpassa por elementos naturais como algodão e carvão, em uma instalação artística que exalta a mística do sagrado e envolve o público em uma atmosfera imersiva.
Inteiramente idealizado e produzido durante a pandemia, “Saudação” foi aclamado pela crítica especializada em 2020, no momento do seu lançamento nos meios digitais.
Nos dois últimos anos, além do álbum, o projeto ganhou também desdobramentos audiovisuais com lançamentos de quatro vídeos musicais, assinados pelos videomakers Marcus Maia e Nelma Belchote, e uma websérie, apresentada por Ana Mametto, que une música e bate-papo e contou com entrevistas especiais. Os vídeos estão disponíveis no canal oficial de Ana Mametto no YouTube .
Além de “Saudação”, Ana Mametto vem de trabalhos importantes como atriz, tendo integrado recentemente o elenco principal da série “Só se for por amor”, na Netflix. Em 2019, foi convidada pela também baiana Larissa Luz para substituí-la no espetáculo Elza em algumas apresentações e, no mesmo ano, estrelou a peça “Sonho de Uma Noite de Verão na Bahia”, do diretor João Falcão, trabalho que lhe rendeu indicação na categoria de Melhor Atriz no Prêmio Braskem de Teatro.
Serviço:
Ana Mametto – Show Saudação
Datas: 16, 23 e 30 de abril – sábados
Local: Teatro Sesi Rio Vermelho (R. Borges dos Reis, 9 – Rio Vermelho, Salvador)
Horário: 20h
Ingressos: R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia)
Vendas: Bilheteria do Teatro e Sympla
*Informações:* (71) 3616-7064