Arquiteta Camila Maia marcará presença na CASACOR Bahia 2024 com a Cabana Aruan

Nesta edição, a arquiteta homenageará o jornalista e fotógrafo baiano Alexandre Augusto, cujas fotografias adornam o espaço; e o artesão indígena Werykanan do povo Pataxó, que contribuiu com a criação das luminárias, tapetes e objetos de arte

Inspirada pelo desejo de conectar o espaço arquitetônico com a força e a resistência presentes na natureza e nas pessoas que dela fazem parte, a arquiteta Camila Maia participará da CASACOR Bahia 2024, de 17 de setembro a 6 de novembro, no Bahia Othon Palace. Nesta edição, ela assina a Cabana Aruan, projetada para ser um ambiente de reflexão e conexão com a natureza, aliando design biofílico, a partir da utilização de pedras brutas, valorização da cultura e artesanato local, empoderamento feminino através da arte, sustentabilidade e consciência ecológica. 

Para isso, Camila irá homenagear a obra de duas pessoas em seu espaço: o fotógrafo baiano Alexandre Augusto e o artesão indígena Werykanan, membro do povo Pataxó de Santa Cruz Cabrália, no sul da Bahia. Pelas lentes de Alexandre Augusto, ela dá protagonismo à bravura das mulheres da Chapada Diamantina com as fotografias que fazem parte do livro Stone Women (Mulheres de Pedra) – uma extensão da exposição Mulheres de Pedra, apresentada anteriormente em Salvador e São Paulo. E alinhada ao movimento global em direção ao design que celebra a identidade cultural e a herança artesanal, a arquiteta utiliza luminárias, tapetes e objetos de arte criados pelo artesão indígena Werykanan, todos feitos a partir de fibras naturais das árvores da região.

“A ideia de combinar a fluidez dos móveis de design orgânico, artesanato Pataxó e fotografia com a resiliência e solidez das pedras, que ganham destaque na composição do ambiente, não só cria uma estética autêntica como transforma o espaço em uma narrativa visual que promove uma causa e inspira os usuários. O conceito da Cabana Aruan foi construído após uma longa pesquisa histórica focada nesses elementos para celebrar as raízes culturais e naturais da Bahia, honrar a sabedoria ancestral e o papel das mulheres na cultura local”, afirma Camila Maia. 

Soluções arquitetônicas
Com 60m² e integração com os jardins externos, a Cabana Aruan apresenta três ambientes: living, suíte e cozinha – projetados para oferecer um refúgio sereno e inspirador imerso na natureza. Para fortalecer essa conexão, a arquiteta valoriza um layout orgânico e fluido, onde os espaços se conectam de maneira contínua, sem barreiras rígidas, evidenciados pela predominância das cores creme, avelã, palha e terracota. O mobiliário segue a linguagem orgânica da planta, com peças que possuem formas curvas e materiais naturais.

As pedras brutas são incorporadas tanto no piso quanto em detalhes de parede, reforçando a sensação de continuidade com o ambiente externo. O uso de materiais como madeira e fibras naturais no mobiliário e nos acabamentos também cria um ambiente acolhedor e rústico.

“Ao escolher materiais duráveis e valorizar o trabalho manual, acredito que podemos diminuir nosso impacto ambiental e atender à crescente demanda por um design que respeite o meio ambiente e promova a consciência ecológica. Quando damos luz a esses elementos, podemos transformar o design de interiores em um veículo de apoio a causas sociais, como o empoderamento feminino e a valorização dos saberes ancestrais”, completa.

De presente, o agora
O tema da CASACOR Bahia 2024, “De presente, o agora”, inspira a reflexão sobre como as ações atuais impactam o futuro das próximas gerações. Sob a curadoria da nova franqueada, Magali Santana, esta edição tem o objetivo de destacar jovens talentos e reverenciar o legado dos profissionais consagrados, fortalecendo a conexão entre passado, presente e futuro.

“Na Cabana Aruan, ‘De Presente, o Agora’ é um chamado à ação, um reconhecimento da força inerente em cada mulher e uma celebração do presente como um espaço de poder, criação e transformação. É uma lembrança de que, assim como as mulheres que moldam a pedra, todos nós temos o poder de esculpir o nosso agora”, destaca Camila.

Camila Maia já participou de 5 edições da CASACOR Bahia, incluindo a de 2024. Em 2010, assinou o Banheiro Público Masculino; em 2012, projetou a Loja de Objetos; em 2022, o Espaço Multifuncional para a CASACOR BAHIA Beneficente e, em 2023, foi responsável pela Bilheteria.

FOTO: GABRIELA DALTRO

Sobre Uran Rodrigues 10202 Artigos
Uran Rodrigues é um influente agitador cultural, promoter e idealizador do famoso baile O Pente (@opente_festa), além do projeto Sinta a Luz (@sinta.a.luz). Com uma carreira dedicada à promoção da diversidade cultural e artística, Uran conecta pessoas por meio de eventos que celebram a arte, a moda e a cultura preta. Seu trabalho busca não apenas entreter, mas também valorizar e dar visibilidade às potências culturais de Salvador e de outros estados do Brasil.