As Filhas de Gandhy celebram 46 anos com homenagem às Marias e Yabás e tributo aos 40 anos do Axé

O ano era 1979. O afoxé, manifestação que mistura dança, música e religiosidade, ganhou na Bahia o seu primeiro bloco feminino, com o objetivo de propagar igualdade racial e de gênero e promover o empoderamento de mulheres negras, tornando-se um dos blocos mais importantes para a cultura afro-brasileira.

Este ano, o Afoxé Filhas de Gandhy celebra 46 anos de história e resistência, levando para a avenida o tema ” As Marias e Yabás: 40 anos de Axé”.

“O desfile deste ano será uma celebração da força feminina, exaltando a beleza e a importância das mulheres na sociedade brasileira a partir de mulheres históricas como Maria Felipa, Maria Quitéria, Maria Rita (Irmã Dulce), Maria Firmina, Maria da Penha e Maria Camarão. Ao lado dessas Marias, as poderosas Yabás: Yemanjá, Oxum, Yansã, Obá, Ewá e Nanã”, explica Silvana Magda, uma das fundadoras e responsáveis pelo Bloco.

Sob a batuta da cantora Nany Lessa, a passagem das Filhas de Gandhy no Carnaval contará com um repertório especial que celebra os 40 anos do Axé Music. As canções escolhidas farão uma viagem pela história do gênero, relembrando grandes sucessos enquanto exaltam a força e a beleza da música afro-brasileira. Com participação da DJ Bieta, a fusão entre a tradição rítmica afro-brasileira e a inovação da música eletrônica proporciona uma experiência sonora inédita, atraindo um público diverso e renovado. Desde 2014, DJ Bieta vem explorando essa conexão, criando sets inspirados na herança africana diaspórica e expandindo os horizontes da cena musical com sua abordagem inovadora.

Os desfiles começam sábado (01/03), com o tradicional “Esquenta das Filhas de Gandhy”, marcando a abertura oficial dos festejos sob a proteção dos orixás. O evento começa com o tradicional padê, um ritual dedicado à abertura de caminhos e proteção espiritual para os desfiles.

Após as bênçãos, todas as alas se posicionam em frente à sede da instituição fazendo uma introdução e de lá, seguem em cortejo feminino pelas ruas do Pelourinho, acompanhadas por um mototrio, celebrando a força e a ancestralidade da cultura afro-brasileira.

Já na segunda-feira (03/03), As Filhas de Gandhy saem no Circuito Dodô (Barra/Ondina). As fantasias podem ser adquiridas presencialmente na sede do Afoxé Filhas de Gandhy (Pelourinho) e no piso L4 do Shopping Piedade e online pela Bahia Turismo e Arte, no link https://sacola.pagbank.com.br/e5fef983-8a73-4ac2-9020-170f555ddca6

Muito mais do que Carnaval

Embora o desfile no Carnaval de Salvador seja um dos momentos mais marcantes do ano, as atividades do Afoxé Filhas de Gandhy se estendem ao longo do ano. Em sua sede, localizada no Pelourinho, o bloco promove eventos culturais, educativos e sociais focados na valorização da cultura afro-brasileira, na promoção da igualdade racial e de gênero e na defesa dos direitos humanos.

Crédito das fotos: Antonello Veneri

Sobre Uran Rodrigues 10347 Artigos
Uran Rodrigues é um influente agitador cultural, promoter e idealizador do famoso baile O Pente (@opente_festa), além do projeto Sinta a Luz (@sinta.a.luz). Com uma carreira dedicada à promoção da diversidade cultural e artística, Uran conecta pessoas por meio de eventos que celebram a arte, a moda e a cultura preta. Seu trabalho busca não apenas entreter, mas também valorizar e dar visibilidade às potências culturais de Salvador e de outros estados do Brasil.