Bissau Livros estreia com ‘2+1’, novo romance do jornalista, cronista, biógrafo e romancista baiano Rogério Menezes

Considerado um dos maiores cronistas do país, Rogério Menezes lança, dia 14 de outubro, às 19h, no Restaurante Solar Rio Vermelho (Rua Fonte do Boi, 24 – Salvador), seu mais novo romance: ‘2+1’. O evento marca a estreia da Bissau Livros no Brasil, editora baiana fundada pelo jornalista Saymon Nascimento com a proposta de trazer a literatura de autores lusófonos para a Bahia e levar a literatura baiana para o mundo.

Rogério Menezes é jornalista e escritor. Baiano, nascido em Mutuípe, mas com boa parte da vida passada em Jequié, sua cidade do coração, sua escrita o levou a vários cantos do país. Viveu em Salvador, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, ora criando matérias ou editando jornais, ora escrevendo crônicas e romances. Foi repórter das revistas Veja São Paulo, Marie Claire, Caras, Contigo e dos jornais Correio Braziliense, Folha da Tarde e Estado de São Paulo.
Seu primeiro romance, Meu Nome é Gal, foi publicado em 1984; Depois, em 2001, lançou Três Elefantes na Ópera (um dos ganhadores do Prêmio Redescoberta da Literatura Brasileira, promovido pela revista Cult); Em 2003 publicou a coletânea de crônicas A Solidão Vai Acabar com Ela, as biografias de Bete Mendes – O Cão e a Rosa – e a de Ary Fontoura – Entre Rios e Janeiros – em 2005, e em 2009, seu último romance, Um Náufrago que Ri.
Agora, através da Bissau Livros, Rogério lança o inédito ‘2+1’. O título se refere à própria estrutura do romance, composto de 2 diários, um para cada protagonista, +1 anexo. As duas personagens principais estão à beira da morte e registram os seus últimos momentos. Aos poucos, a narrativa desenha as ligações entre os protagonistas.
Embora trave diálogos a respeito da vida, versa principalmente sobre a condição humana e a morte. “Meu livro não tem pátria. Não quis escrever um romance brasileiro, mas sim um que reflita sobre o espírito de nosso tempo em qualquer lugar do mundo. Meus personagens não moram em nenhum lugar geograficamente definido. É escrito em português porque é a língua que domino e a língua que se fala no Brasil, país onde nasci. Mas não gosto muito dessa história de literatura brasileira, francesa ou americana. Acho que a grande literatura transcende geografias e deve ser escrita de maneira tal que envolva, e revolva, a alma do leitor”, diz o escritor.
Sobre a decisão de lançar este livro, Saymon Nascimento, o editor, ressalta que sua ligação profissional com Rogério Menezes vem de muito tempo. Saymon foi seu estagiário no antigo Liceu de Artes e Ofícios em 2006, há muito admirava a escrita forte de Rogério, acompanhava suas crônicas no Jornal Correio e torcia por um novo livro, até que surgiu ‘2+1’. “O livro é uma exuberante montanha-russa em que todos os eventos parecem acontecer ao mesmo tempo, e não como uma progressão. Para os personagens já não existe mais a ideia de tempo, parecem estar à beira do abismo”, declara.

Embora trate de temas delicados em um Brasil atualmente conservador, o livro de Rogério não busca polêmicas, porém, não poupa o leitor de nada, em nenhum momento. “Neste livro procurei tecer tramas e palavras que sejam pura prosa poética e cinematográfica, equacionada a partir da minha enorme paixão pelo cinema e pela literatura. Ele retrata, com som e fúria, a miserável condição humana desde os meados dos anos 1960 até estes sombrios anos 2010. No final da trama que, a propósito, não tem final visível, o leitor, saciado, vence por nocaute. Assim espero”.

Bissau Livros
Vivendo há mais de 10 anos na África – primeiro em Angola e agora em Cabo Verde -, com o lançamento da Bissau Livros, Saymon quer dar visibilidade aos escritores de outros países lusófonos no Brasil, assim como pretende lançar escritores baianos no mundo e dar oportunidade a autores de outros países, criando uma espécie de catálogo internacional.

Mesmo contando com lançamentos pontuais e em cidades estratégicas, a Bissau Livros irá concentrar sua força de vendas na internet e investirá principalmente no público jovem que tem pontos de vista alternativos.O site da editora www.bissaulivros.com.br entra no ar no dia do seu lançamento; Com os holofotes ainda voltados para os escritores baianos, a Bissau Livros pretende lançar no começo de 2020, em data ainda a ser confirmada, Você Morre Quando Esquecem Seu Nome, volume de contos de Flávio VM Costa, premiado jornalista baiano radicado em São Paulo, repórter do UOL.

SERVIÇO

Lançamento de ‘2+1’, novo romance de Rogério Menezes, e estreia da editora Bissau Livros.
Data: 14 de outubro de 2019. Horário: 19h.
Local: Restaurante Solar Rio Vermelho – Rua da Fonte do Foi, 24, Rio Vermelho, Salvador – Bahia.
Preço de venda: R$ 40,00 (dinheiro/cartões).

Editora Bissau Livros – www.bissaulivros.com.br

Produção executiva e comunicação: Aláfia Produções e Eventos.

Sobre Uran Rodrigues 10198 Artigos
Uran Rodrigues é um influente agitador cultural, promoter e idealizador do famoso baile O Pente (@opente_festa), além do projeto Sinta a Luz (@sinta.a.luz). Com uma carreira dedicada à promoção da diversidade cultural e artística, Uran conecta pessoas por meio de eventos que celebram a arte, a moda e a cultura preta. Seu trabalho busca não apenas entreter, mas também valorizar e dar visibilidade às potências culturais de Salvador e de outros estados do Brasil.