O pop nordeste vem ganhando espaço na cena da música brasileira e traz uma linguagem de fácil acesso, com ritmos dançantes e uma ideia descontraída. E é entendendo esse lugar que Barro se une a Shevchenko e Elloco para estrear o single “Patricinha Maloqueira”, que exalta a cultura das ruas do Recife.
Acompanhada de um videoclipe, dirigido por Julio Fonseca da produtora Subverso Lab, a faixa estreia hoje, dia 02 de dezembro nas plataformas de música, via selo Zelo e distribuição da Altafonte.
A parceria de Barro com Shevchenko e Elloco veio através dos beatmakers Tombc e Marley no Beat e surgiu com a proposta de fundir os universos sonoros onde cada artista se encontra. Barro já vem flertando com a música pop desde seus últimos trabalhos lançados e, foi a partir do seu último single De Novo, que essa parceria com Shevchenko e Elloco, precursores do brega funk, se concretizou.
“Tenho interesse em me desafiar e em buscar caminhos que nunca trafeguei. Fui criando essa atmosfera de conectar novas sonoridades que estão surgindo e juntar com essas camadas dos sons mais ancestrais que sempre permearam meu trabalho, buscando uma linguagem pop e acessível”, contou Barro.
Já Shevchenko e Elloco, moradores do tradicional bairro do Arruda, em Recife/PE, encontraram neste trabalho um jeito diferente de produzir música. “A gente está acostumado a fazer tudo na raça e já ir lançando. Dessa vez a gente teve um processo diferente, produzindo com mais calma e cuidado em todas as etapas. O resultado está maravilhoso, porque foi feito com muito amor”, comemorou Shevchenko.
O resultado desse caldeirão de beats se materializa em Patricinha Maloqueira, que também ganha um videoclipe, filmado entre o bairro do Arruda, onde Shevchenko e Elloco vivem e realizam várias ações (produtora, marca de moda, ações solidárias na comunidade) e o centro do Recife na boate Metrópole, ícone da cidade e espaço de resistência da cultura LGBTQIA+. O clipe contou com o apoio da Pitú e a estética tanto visual quanto sonora se encontra com o imaginário da cultura urbana do Recife.
Sobre Barro
Barro se posiciona como um dos novos artistas representantes da música feita em Pernambuco, com sonoridade Pop cheia de sotaque, apontando para uma contemporaneidade urbana pouco comum em sua geração. O cantor vem conquistando espaço pelo Brasil, tendo participado de diversos festivais e importantes palcos da música.
Além disso, Barro atua também como compositor e produtor musical. O artista assina composições em parceria com Chico César, Mariana Aydar, Duda Beat, Aíla, Rachel Reis, Felipe Cordeiro e Romero Ferro. Como produtor musical realizou trabalhos para Mariana Aydar, Rachel Reis, Jáder, Dani-Vie, Júlia Konrad e Uana.
Shevchenko e Elloco
O brega funk do Recife é um ritmo sócio-cultural-geográfico. Quem escuta pela primeira vez, pode nunca ter vindo à capital pernambucana, mas reconhece o gênero de imediato. A responsabilidade dessa popularização é dividida entre vários artistas do gênero, mas uma coisa é inquestionável: a dupla de músicos Shevchenco & Elloco pavimenta o caminho de sucesso do brega-funk no cenário nacional com um hit atrás do outro.
Com pouco mais de 10 anos de estrada, Robson Oliveira Rodrigues (Shevchenko) e Cleiton José da Silva (Elloco) seguem a mesma jornada de todo artista oriundo das comunidades carentes. Compõem, produzem, gravam e moram no mesmo lugar. O YouTube serve como trampolim para o sucesso e para dar vazão a outros artistas, Shevchenko & Elloco criaram A Tropa, produtora que que agencia os novos talentos, e a 24 por 48, a marca de roupa que veste esses novos artistas e os dançarinos de passinho.