Fotos Maurício Galvão/Bahia Meu Amor
A cada movimento, uma nova onda que banha e renova a esperança de novas cores no dia-a-dia de Arembepe. A força do mar, que é também a força da nossa natureza, sempre nos avisa sobre a importância da nossa conexão com o meio ambiente, não apenas o natural, mas também o social e econômico. No último mês, parte da estrutura, barcos, barracas e casas foram destruídas pelo mar, e com isso mais uma oportunidade de marcarmos no território em terra firme e na consciência da cidade, a bandeira de renovação e ressignificação através da cultura e da arte. Em parceria com a Prefeitura Municipal de Camaçari e com o selo ‘Camaçari Meu Amor’ da Rede AMO, foi co-criado e realizado com a comunidade, o projeto-piloto entitulado “Ressaca das Cores”, também assinado pelo coletivo homônimo e com a participação da Associação de Pescadores e da Colônia de Pesca Z14.
–
Com a triangulação entre município, rede sociocultural e a comunidade, foi dado a largada através de uma ação que ocorreu dia 03 de Agosto, sábado, que visa dar início à transformação, restauração e principalmente disseminação de valores coletivos e culturais, dos barcos e estruturas danificadas, anteriormente já vistos como entulho espalhado pela cidade.
A convite da Rede AMO, o coletivo MUSAS (Museu Street Art Salvador) nascido na comunidade Solar do Unhão, mas com atuação em diversas comunidades por Salvador e interior, trouxe – juntamente ao artista ‘Bigod’ e Julio Costa – sua potência arte-educadora e social, transformando a pintura num grande ato de união e celebração da arte, cultura e da vida de todos que moram e fazem a cultura do local se manter. Com a participação das crianças e demais moradores(as), a ação se deu durante todo o dia e dali, novas memórias nasceram no âmago da comunidade e de todos os envolvidos, trazendo mais cores, formas e também construindo novos patrimônios para a cidade, preservando antigas crenças da comunidade, e abrindo espaço para o potencial turístico do local e das profundas histórias que residem no mar, nos barcos e todos que vivem e trabalham na Costa de Camaçari.
–
A iniciativa busca incitar a convivência e o estreitamento dos vínculos comunitários com atenção à preservação ambiental e o fortalecimento social, e para isso, para selar essa união cidadã-criativa, o selo “Camaçari Meu Amor”, que nasce primeiramente de Salvador com o “Salvador Meu Amor” e toda atuação sociocultural na capital, agora expandindo para o estado, traz no seu nome em si, a mensagem de toda essa ação, potencializada com uma campanha permanente de reflexões, pertencimento e gestos de amor pela sua cidade, pelo local onde você vive e foi criado.
–
Esse amor por Arembepe, por Camaçari, é múltiplo, e todos nós queremos um local melhor para vivermos, criarmos nossos filhos, para trabalhar e se desenvolver, por isso, esse e outros selos da Rede AMO, ajudam a agregar diversos agentes que muitas vezes, pelas suas posições institucionais e cidadãs, tendem a ter dificuldade numa aproximação, e projetos como esse, só fazem aproximar e melhorar o diálogo, potencializando o território, a cultura local e o relacionamento.
–
O resultado dessa ação, todos já podem conferir e curtir a mais nova atração da Costa Camaçariense! A arte e cultura sempre dando novas chances para recriarmos a nossa realidade, transformando e fazendo florescer novas relações com o ambiente. Camaçari é meu, é seu, é nosso amor!
Mais no Instagram @camacarimeuamor .