Dentro da programação de aniversário de 467 anos de fundação, Salvador ganhou dois importantes espaços culturais: o Carybé das Artes e o Pierre Verger da Fotografia, que funcionarão respectivamente nos fortes de São Diogo e de Santa Maria, localizados na Barra.
A ação faz parte do projeto de revitalização dos fortes da capital baiana, promovido pela Prefeitura por meio de contrato de cessão de uso gratuito das áreas com a 6ª Região Militar, responsável pelos monumentos militares. A iniciativa visa fortalecer a cultura e a arte, destacando ainda mais uma das principais áreas de turismo da cidade.
No Forte Santa Maria, o Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana trará imagens produzidas por profissionais baianos, com destaque ao trabalho do fotógrafo e etnógrafo franco-brasileiro. Além da exposição permanente, o local contará ainda com mostras virtuais, exposições temporárias e eventos pontuais. A curadoria é de Alex Baradel, através da Fundação Pierre Verger, e o projeto expográfico é de Fritz Zehnle Júnior e Rose Lima.
O Espaço Carybé de Artes, no Forte de São Diogo, será um centro tecnológico de referência da vida e obra do artista. No espaço, obras do artista plástico argentino naturalizado brasileiro serão expostas utilizando recursos de mídia digital e realidade virtual. A curadoria é de Solange Bernabó, através do Instituto Carybé, e o projeto expográfico foi desenvolvido pela empresa Blade Design.
Os espaços devem ser abertos diariamente, exceto às terças-feiras, das 10h às 17h, e contarão com Café Bistrô e lojas de souvenirs. Ao anoitecer, imagens do acervo serão projetadas nas fachadas dos dois fortes. De acordo com o secretário da Secult, Érico Mendonça, a reabertura do Santa Maria e São Diogo, próximos ao Museu Náutico, no Largo do Farol, possibilitará a criação de um corredor cultural na Barra, com todos os atrativos que têm o intuito de promover cultura, arte, história, entretenimento, turismo e o comércio local, além de dinamizar a região.