Inspirada na ancestralidade e movida pela memória afetiva de Patrick Fortuna e Vinícius Santana, a coleção “Cabaças” tem como ponto de partida as referências culturais e espirituais das cabaças, símbolo de vida, força e energia.
“Essa coleção tem como intuito homenagear rituais que são nossos e que reforçam o papel do AMM de endossar nossa ancestralidade e celebrar nossa diversidade cultural e religiosa “, comentam os diretores criativos da marca.
Bell Rocha para AMM
As cabaças aparecem em uma nova forma e concepção através de estampa em tule feita pelo design sergipano Breno Loeser, em novas modelagens e com peças exclusivas, feitas para abraçar toda a diversidade dos corpos brasileiros, trazendo elegância e autenticidade.
Muito utilizada para armazenar água no sertão, as cabaças também são elementos essenciais do Candomblé, possuindo grande importância simbólica e ritualística. Elas representam a conexão com os orixás, a feminilidade, a fertilidade, a transformação e o crescimento. Acredita-se que elas armazenam a sabedoria e o conhecimento dos antepassados e que, através delas, os orixás podem se comunicar com seus filhos. Através de diversos usos rituais, as cabaças contribuem para a manutenção da tradição e identidade afrobrasileira.
A paleta de cores, composta por tons terrosos, laranjas e marrons, foi inspirada nos diversos tipos de fruto da cabaça. Os tons terrosos simbolizam a conexão com a terra. O laranja representa a força da vida e a energia. O marrom reflete a estabilidade e a segurança, enquanto os acabamentos dourados trazem um toque de brilho e prosperidade. As peças evocam a tradição e a força das cabaças, celebrando sua importância na cultura e na identidade brasileira.
Para apresentar a nova coleção, os diretores da AMM receberão amigos e clientes no próximo sábado, dia 03 de agosto para encontrinho na CASA AMM nas Barra em Salvador, mostrando as novidades. O encontro conta com apoio da Stella Artois e Avatim.
News no @ateliemaodemae.
Fotos Ladeira