Em íntimo, poético e autobiográfico pocket show homônimo, a escritora, intérprete e cantora Zeferina lança o livro de poesias Rio Vermelho, no próximo dia 03 de fevereiro, às 20h, na Casa Preta Espaço de Cultura, no bairro Dois de Julho, que conta com texto da orelha de Conceição Evaristo. O encontro ocorre com uso obrigatório de máscaras, apresentação de carteira de vacinação e distanciamento entre espectadores
Em show de lançamento, a multiartista traz a sonoridade de suas poesias acompanhada do músico Caio Zan, além de interpretar músicas que simbolizam afetivamente a construção descritiva da publicação, levando o público a navegar em memórias afetivas nas águas do Rio Vermelho que compõem Zeferina. Águas doces de Oxum que espelham a ancestralidade e criam tecnologias de enfrentamento às opressões sociais, e desaguam em águas salgadas de cura de Iemanjá.
O livro conta através das poesias as fases da vida de Zeferina: menina, mulher, mãe solo, candomblecista, casada, divorciada e bissexual. A partir dessa trajetória particular, Rio Vermelho narra poeticamente a visão de mundo e a vivência de uma mulher preta moradora da periferia de São Paulo – experiências na arte da militância e política subjugadas em agressões sociais. “Quando falamos de literatura de mulheres negras e LGBTQ+ precisamos construir argumentos que ampliem e agreguem tal comunidade”, fala Zeferina, em levante.
Rio Vermelho fala de afeto pessoal e afeto social. Resgata saberes ancestrais que tratam sobre desejo, pertencimento e saber comunitário. “Nas poesias habitam várias faces de mim, em vozes distintas e unicelulares. Uma busca para encontrar a cura da alma de todas elas. Feito rio que encontra o mar, que carrega histórias de vidas passadas no ontem, que já não é o presente no instante, ao que sublinha o possível despertar no amanhã”, conta Zeferina.
A poetisa completa que o livro é um navegar na intensidade das emoções vibrantes, do desejo das descobertas não saboreadas. ” Rio Vermelho é um elixir das palavras como medicamento e o apetite pelo autoconhecimento nas travessias passageiras. Este livro deságua em rio na transformação do feminino das mulheres que a compõem antes e depois. É ressignificar os constantes valores do percurso para ascensão do novo ciclo que está por vir”, pontua.
Serviço:
O quê: Lançamento de Livro e Pocket Show Rio Vermelho
Quando: 03 de fevereiro, às 20h
Onde: Casa Preta Espaço de Cultura
Ingressos: R$ 20,00 – pelo Sympla e no local
Uso obrigatório de máscara e apresentação de carteira de vacinação
Ficha Técnica
Autora: Zeferina
Texto orelha: Conceição Evaristo
Texto prefácio: Cristiane Sobral
Texto contra capa: Priscila Obaci
Ilustradora: Renata Felinto
Diagramadora: Carol Zeferino
Editora: Malê