Com mais de 20 ações, projeto idealizado pela Fred Soares Produções, está com inscrições abertas para curso de dramaturgia com Marcio Abreu e convocação para montagem e exibição de espetáculo inédito.
Serviço
O Quê: Catálogo Brasileiro de Teatro – Curso Dramaturgias do hoje e do amanhã – com Marcio Abreu
Quando: 10, 17, 24 de Fevereiro, 03 e 10 de Março, das 19h às 21h
Liberação de acesso: [email protected]
Com uma programação que reúne artistas nacionais renomados como Eduardo Moscovis e Ana Lúcia Torre (Norma), Renata Sorrah (em Renata Sorrah em Companhia), Débora Falabella e Yara de Novaes (Neste Mundo Louco, Nesta Noite Brilhante) e Otávio Muller (Questão de Falha), o Catálogo Brasileiro de Teatro apresenta sua primeira versão digital e com uma programação totalmente gratuita após mais de 20 anos de experiência devido a pandemia de Covid-19.
A primeira ação do projeto é a Oficina “Dramaturgias do Hoje e do Amanhã” com com o ator, diretor e dramaturgo Márcio Abreu, da Companhia Brasileira de Teatro, a ser realizado pelo Zoom todas às quartas de 10 de fevereiro a 10 de março, das 19h às 21h, cujas inscrições para acesso a oficina devem ser solicitadas pelo email [email protected].
O evento conta ainda com uma programação baiana – Salvador e interior: Pele Negra, Máscaras Brancas – da Cia Teatro da UFBA, A Travessia do Grão Profundo, os solos Medéia Negra, Criança Ferida, GbaGbe, Rosas Negras, o infantil A Vaca Lelé, da Cia Baiana de Patifaria, e o espetáculo cênico-musical #ComproVendoTrocoAmor._ O Catálogo Brasileiro de Teatro contemplará ainda uma montagem inédita produzida exclusivamente para versão digital (online ou exibição).
Reconhecido como um dos maiores projetos de circulação e difusão nas artes cênicas, a versão online do Catálogo traz artistas e grupos de diversas regiões do país: Belo Horizonte, Curitiba, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, além de Salvador e cidades do interior da Bahia. Além dos espetáculos e artistas citados acima, Tudo Que Cabe Em Uma VHS (Magiluth/PE) e Tá Tudo Treta e a Poesia Rege (Companhia do Tijolo/SP) também integram a mostra nacional _Tudo Que Você Quer Ver na Web_.
Sob a direção de Paulo de Morais, da Companhia Armazém de Teatro, os interessados na montagem devem enviar texto do espetáculo, argumento ou projeto cênico para o email [email protected], até o dia 08 de Fevereiro, apresentando também informações acerca do elenco. A produção contemplada receberá um prêmio para produção da montagem que terá sua apresentação de estreia em 28 de Março no canal youtube.com/fredsoaresproducoes.
*Leitura*
Haverá ainda uma leitura dramática do texto de Luiz Antônio Sena Jr, uma adaptação da obra Pequeno Manual Antirracista, de Djamila Ribeiro. Dirigido por Fred Soares, a encenação será feita pelas atrizes Denise Correia, Ella Nascimento, Marcia Limma e Valdineia Soriano e revisita 10 lições breves que Djamila aponta em seu livro para entender as origens do racismo e como combatê-lo. A exibição acontecerá dia 27 de Março, em comemoração ao Dia Mundial do Teatro, no canal youtube.com/fredsoaresproducoes.
*Formação*
Em sua versão digital, o Catálogo Brasileiro de Teatro realizado desde 2000 em Salvador pela Fred Soares Produções realizará a ação formativa Pra Trocar Experiências que trará cursos, bate papos, oficinas e aulas expositivas em fevereiro e março. O primeiro é o Dramaturgias do hoje e do amanhã, que se debruça sobre as relações entre dramaturgia e encenação.
Para participar dos cinco encontros deste curso – 10, 17, 24 de fevereiro, 03 e 10 de março – de duas horas cada os interessados devem se inscrever através do perfil do Catálogo no Sympla. O curso tem caráter expositivo e abordará de maneira analítica, contextual e relacional um repertório dramatúrgico que traz as principais criações de Abreu – PROJETO BRASIL, Preto, Nós e Outros – e de autores como Paulo Leminski, Hanoch Levin, Grace Passô, Alexandra Badea, entre outrxs.
Além do curso de dramaturgias, o Catálogo Brasileiro de Teatro traz a aula expositiva “Trajetória vocal de uma atriz”, com Laila Garin; bate papo sobre “Teatro, Tecnologia e Presença Remota”, com Mariana Lima Muniz; “Desconstruindo o Teatro real para o Digital”, com a participação das atrizes Debora Falabela e Yara de Novaes.
O Catálogo Brasileiro de Teatro conta com o apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.
*PROGRAMAÇÃO*
*TODOS OS ESPETÁCULOS FICARÃO DISPONÍVEIS 24H, a partir das 20h do dia abaixo, COM EXCEÇÃO DE “QUESTÃO DE FALHA”, QUE OCORRERÁ AO VIVO ÀS 21H30, E “TUDO QUE CABE NUMA VHS”, INTERATIVO E EM HORÁRIOS DIFERENTES POR ESPECTADOR. O infantil A VACA LELÉ será disponibilizado a partir das 15h.*
07/02 – FINAL DE INSCRIÇÕES PARA MONTAGEM TEATRAL
10/02 – OFICINAS “DRAMATURGIAS DE HOJE E DO AMANHÔ COM MARCIO ABREU
12/02 – RESULTADO MONTAGEM TEATRAL
19/02 – ESPETÁCULO ONLINE “LUGAR DE FALHA”
20/02 – ESPETÁCULO ONLINE “LUGAR DE FALHA”
21/02 – EXIBIÇÃO ESPETÁCULO “EU VEJO VOCÊ, ROSAS NEGRAS”
26/02 – EXIBIÇÃO ESPETÁCULO EXIBIÇÃO ESPETÁCULO “PELE NEGRA, MÁSCARAS BRANCAS”
27/02 – EXIBIÇÃO ESPETÁCULO “RENATA SORRAH EM COMPANHIA”
27 E 28/02 – ESPETÁCULO INTERATIVO “TUDO QUE CABE NUMA VHS”
28/02 – EXIBIÇÃO ESPETÁCULO “GBAGBE”
05/03 – EXIBIÇÃO ESPETÁCULO “NORMA”
06/03 – EXIBIÇÃO ESPETÁCULO “#COMPROVENDOTROCOAMOR”
07/03 – EXIBIÇÃO ESPETÁCULO “TÁ TUDO TETRA E A POESIA REGE”
09, 10, 11 E 12/03 – OFICINA “TEATRO, TECNOLOGIA E PRESENÇA REMOTA” COM MARIANA LIMA MUNIZ
12/03 – EXIBIÇÃO ESPETÁCULO “MEDEIA NEGRA”
13/03 – EXIBIÇÃO ESPETÁCULO “NESTE MUNDO LOUCO, NESTA NOITE BRILHANTE”
14/03 – BATE PAPO “DESCONTRUINDO O TEATRO REAL PARA O DIGITAL” COM DEBORA FALABELLA
18/03 – AULA EXPOSITIVA “A TRAJETÓRIA VOCAL DE UMA ATRIZ” COM LAILA GARIN
19/03 – EXIBIÇÃO ESPETÁCULO “CRIANÇA FERIDA”
20/03 – EXIBIÇÃO ESPETÁCULO “A TRAVESSIA DO GRÃO PROFUNDO”
20/03 – EXIBIÇÃO ESPETÁCULO INFANTIL“A VACA LÉLÉ”
27/03 – EXIBIÇÃO LEITURA DRAMÁTICA “PEQUENO MANUAL ANTIRRACISTA”
28/03 – EXIBIÇÃO MONTAGEM TEATRAL