CIA DE DANÇA KIKA TOCCHETTO FAZ ESPETÁCULO INÉDITO NA INAUGURAÇÃO DO CENTRO DE CONVENÇÕES

O espetáculo que vai marcar a inauguração do novo Centro de Convenções de Salvador nesta quinta-feira (23) vai contar com um número exclusivo da Companhia de Dança Kika Tocchetto.

O inédito “Viva Bahia” tem estreia prevista para março para celebrar os 15 anos da companhia, mas a diretora Kika Tocchetto organizou uma versão especial pocket do espetáculo após o convite para compor a grade de programação no lançamento do Centro de Convenções para convidados. Cinco dançarinos da companhia vão se apresentar neste dia, na versão reduzida do musical que pretende contar a história do povo baiano e suas tradições, cultura, formação da identidade e as principais características.

O evento de inauguração contará ainda com o show da cantora Maria Bethânia.

*A COMPANHIA*  – Em 2005, após temporada nos EUA, a Companhia se estabelecia na cidade de Salvador, com o espetáculo musical O Encanto de Natal. Assistido por mais de 50 mil espectadores na Praça da Sé, o espetáculo tornou-se rapidamente um fenômeno de audiência. Em 2010, a Companhia de Dança Kika Tocchetto subia à cena como lançamento da Companhia pela primeira vez em palco de teatro em Salvador. Como dizia o nome do espetáculo, CRESCENTE, faria jus a sua trajetória no cenário baiano de arte. Apenas três anos depois de vir ao mundo, a Cia Kika Tocchetto era contemplada com o patrocínio via Lei de incentivos fiscais – via Lei de incentivos fiscais – Rouanet No mesmo ano, fazia sua primeira estreia em praças públicas e eventos coorporativos que lhe renderam mais de 200 apresentações para Prefeitura, Governo do Estado e grandes marcas brasileiras. De lá para cá, a Cia de Dança Kika Tocchetto percorreu alguns Estados e Países com apresentações exclusivas como Acre, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Pará, San Francisco, Grécia – Atenas, Nova York, Londres, Dubai, Alemanha, Argentina. O reconhecimento internacional motivou também convites para participação na Companhia mundialmente conhecida, Isadora Duncan Dance Foundation, onde a bailarina fez uma temporada em NY/EUA. Em 2016, uma das maiores honrarias, uma coreografia de Kika Tocchetto abriu as comemorações de Natal da cidade de Salvador na Praça do Campo Grande.

*KIKA TOCCHETTO* – A alegria e o gosto por descobrir coisas não se tornaram a marca do trabalho de Kika Tocchetto por acaso. A caçula de uma família de 5 filhos, se dividia entre o volleybol e as aulas de dança quando adolescente. “Baiana” desde os 12 anos, quando se mudou de Porto Alegre, estudou diversas técnicas de dança, formando-se na Escola Contemporânea de dança. Ao fundar, em 2005, a companhia que leva seu nome, Kika Tocchetto imprimiu sua marca ainda em territórios tão distintos quanto os comerciais de tv, videoclipe, a moda. Inscreveu seu nome, também, na história do maior espetáculo de massa do planeta: o Carnaval de Salvador, com o qual contribuiu repetidas vezes assinando a coreografia de diversas ações de cultura e arte. Na sua trajetória como diretora artística da Companhia, Kika Tocchetto tem o dom incomum de levar a cada canal de expressão a dança e a arte como um instrumento potente e singular de comunicação, o que fez de Kika Tocchetto um personagem ao mesmo tempo múltiplo e único no panorama contemporâneo das artes cênicas. Atuou como bailarina em projetos importantes em Companhias de dança no Brasil e exterior. Formou-se pela Universidade Federal da Bahia, especializando-se em musicais na Broadway/NYC. Busca temas amplamente aceitos para sensibilizar e formar público para a dança contemporânea, sempre em diálogo com outras expressões artísticas em sintonia com expoentes da dança no mundo.

Sobre Uran Rodrigues 10199 Artigos
Uran Rodrigues é um influente agitador cultural, promoter e idealizador do famoso baile O Pente (@opente_festa), além do projeto Sinta a Luz (@sinta.a.luz). Com uma carreira dedicada à promoção da diversidade cultural e artística, Uran conecta pessoas por meio de eventos que celebram a arte, a moda e a cultura preta. Seu trabalho busca não apenas entreter, mas também valorizar e dar visibilidade às potências culturais de Salvador e de outros estados do Brasil.