A Downtown Filmes e a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo realizarão somente para convidados nessa quinta-feira, dia 26 de outubro a partir das 19h na Cinemateca Brasileira a exibição do premiadíssimo “Mussum, o filmis”.
O longa dirigido por Silvio Guindane, retrata a história de Antônio Carlos Bernardes Gomes, o Mussum, e vai além do papel inesquecível do humorista em “Os Trapalhões”, ao lado de Didi, Dedé e Zacarias.
Protagonizado por Ailton Graça, o filme traz Thawan Lucas Bandeira, Yuri Marçal, Cacau Protásio, Neusa Borges, Jeniffer Dias, Késia e Cinnara Leal no elenco.
Em agosto o longa ganhou destaque nacionalmente após ser premiado sete vezes durante a 51a edição do tradicional Festival de Gramado, com seis Kikitos e uma Menção Honrosa.
Além do troféu principal de Melhor Filme, o festival também premiou o protagonista Ailton Graça (Melhor Ator) e Yuri Marçal (Melhor Ator Coadjuvante), que interpreta “Carlinhos” durante a juventude do artista. A veterana Neusa Borges também foi premiada como melhor atriz coadjuvante por interpretar Dona Malvina, mãe de Mussum, papel que divide com a atriz Cacau Protásio. “Mussum, o filmis”, recebeu também os prêmios de Melhor Trilha Musical, Júri Popular e uma Menção Honrosa do Júri para a Caracterização.
Reunindo momentos menos conhecidos e explorados da vida do comediante e músico, o longa-metragem explora a carreira musical de Mussum ao lado dos Originais do Samba, além de mostrar a relação de Mussum com a família através dos anos, sua carreira na aeronáutica e reviver alguns esquetes clássicos dos “Trapalhões”.
Baseado no livro “Mussum: Uma História de Humor e Samba”, de Juliano Barreto, o filme tem produção de André Carreira, pela produtora Camisa Listrada; coprodução da Globo Filmes, Globoplay, Telecine, Panorama Filmes e RioFilme; e distribuição da Downtown Filmes. “Mussum, o filmis” chega aos cinemas no dia 2 de novembro.
SINOPSE:
MUSSUM, O FILMIS narra a trajetória de vida de Antônio Carlos Bernardes Gomes, indo muito além do Mussum que o grande público conhece: a infância pobre, a carreira militar, a relação com a Mangueira, o sucesso com os Originais do Samba, além de bastidores d’Os Trapalhões.
Ficha Técnica:
Produção: Camisa Listrada
Coprodução: Globo Filmes, Globoplay, Telecine, Panorama Filmes, RioFilme
Distribuição: Downtown Filmes
Direção: Silvio Guindane
Roteiro: Paulo Cursino
Produtor: André Carreira
Supervisão Artística: Roberto Santucci
Produção Executiva: Ângelo Gastal e Cacala Carvana Direção de Produção: Mariângela Furtado
Direção de Fotografia: Nonato Estrela
Direção de Arte: Rafael Targat
Figurino: Cássio Brasil
Caracterização: Mari Pin e Martin Macías Trujillo Som Direto: Evandro Lima
Montagem: André Simões
Música: Max de Castro
Edição de som: Acácia Lima e Tomás Alem
Mixagem de som: Rodrigo Noronha e Gustavo Loureiro Gerente de Pós-produção: Monica Siqueira
Supervisão de Pós-produção: Talita Almeida
Produtor Associado: José Alvarenga Jr.
Fotos Desiree do Valle