A Colaboraê, uma casa criativa, cultural, multiplataforma e que fomenta a conexão e aprendizado, é o local escolhido pela ABMI (Associação Brasileira de Música Independente) para ser a sede virtual do Giro Digital, que acontece no dia 15 de outubro.
A segunda edição do evento vai ter como destaque a apresentação da Pesquisa de Mercado da ABMI 2020, que tem como foco principal os produtores independentes e o ambiente digital, mostrando o ranking das plataformas em quantidade de assinantes e a evolução da participação dos artistas e produtores independentes.
Por conta da pandemia, as edições de 2020 do GiRo Digital ABMI serão no formato on-line, sempre contando com palestrantes e parceiros institucionais das “cidade-sede” de cada edição. A abertura do evento será com Ju Moraes, que como co-fundadora da Colaboraê, vai falar sobre o espaço e sobre a Economia Criativa em Salvador.
O GiRo também vai trazer palestras de Peter Strauss, da UBC, que vai falar da importância dos identificadores digitais (ISRC, ISWC, CAE, DDEX, IPI, UPC, EAC e outras siglas nesta sopa de letrinhas do negócio da música); David Dines, da Tratore, que vai dar dicas fundamentais para o lançamento de um single nas plataformas digitais; Maria Rita Neiva, da Universidade Mackenzie, para facilitar a compreensão dos conceitos de direito autoral aplicados ao Mundo Digital; Marina Mattoso que vai explicar como planejar e utilizar as ferramentas de marketing e Gabriel Lupi mostrando as novidades da Amazon Music.
As inscrições podem ser feita através do site
Sobre a ABMI – Fundada em 2002, a Associação Brasileira da Música Independente é uma entidade sem fins lucrativos que atua como a voz das empresas brasileiras no mercado fonográfico. A ABMI tem como missão organizar, capacitar e desenvolver os produtores de conteúdo criativo musical, promovendo melhores resultados financeiros, oportunidades de negócios e o seu contínuo aprimoramento.