Para sua segunda coleção apresentada na São Paulo Fashion Week, sendo a primeira em formato presencial, Mônica Sampaio resgatou todas as referências que há seis anos solidificaram o propósito de sua marca, a Santa Resistência. Um trabalho de pesquisa que une a ancestralidade da mulher preta, a moda africana e a região do Recôncavo Baiano, onde nasceu, na cidade de São Félix. A coleção “Joias do Recôncavo” foi apresentada na última edição da SPFW, como parte do projeto Sankofa.
Menina de Oyá, Mônica Sampaio, retorna ao lugar onde nasceu para falar de mulheres guerreiras que por dois séculos, mantêm a fé e a força. Mulheres pretas, que amam, trabalham, resistem e encantam. “Nosso desfile faz uma homenagem a essas mulheres além de um resgate de minhas próprias raízes. A ideia é narrar como mulheres pretas com fé mantiveram os laços familiares, construíram sua história e deixaram um legado cultural que hoje é patrimônio imaterial da humanidade”, conta Mônica Sampaio.
Looks em cores fortes, contrastantes e estampas, como um degradê que reproduz o pôr-do-sol em São Félix e a flor do deserto contrastanto com o verde típico da região. Esta última é quem abre o desfile colo de fuxicos feito por artesãs de São Félix, uma técnica criada por mulheres pretas que ganhou popularidade em todo o país.
Sua narrativa continua com o sol do recôncavo encontrando o céu da Bahia em uma cartela de composições inusitadas de azul royal e laranjas, além de imagens de São Félix e de Cachoeira nas estampas em shapes longilíneos nos vestidos e um toque de alfaiataria preta. Nos acessórios, biojoias da CerraD’Ouro, com técnica de embalsamamento de flores, folhas e sementes naturais recolhidos quando caem ao chão, com perfume das joias de crioula, uma das criações oriundas da Irmandade da Boa Morte.
Sobre Mônica Sampaio e a Santa Resistência
Vinda de uma família do Recôncavo Baiano e filha de um físico nuclear, a carioca Mônica Sampaio faz parte da nova geração de mulheres pretas no Brasil, tendo construído uma carreira bem-sucedida ao longo de duas décadas. Foi uma das primeiras mulheres pretas engenheiras eletricistas da Varig, passando por multinacionais e até pelo Exército brasileiro. Aos 45 anos, decidiu seguir o sonho de ter a própria marca de moda e recomeçou a carreira com a Santa Resistência. A marca já nasceu enaltecendo a estética afro-brasileira, no formato slow-fashion, produzindo peças atemporais, desenhadas, recortadas em uma cadeia de produção justa e consciente. A nova coleção dá continuidade a uma pesquisa histórica de modelagens e matérias-primas que dão origem a looks fluidos, peças em alfaiataria e estampas marcantes em cores vibrantes.
Parcerias que viabilizaram as Joias do Recôncavo no SPFW
O desfile da Santa Resistência contou com o patrocínio da Lunelli, uma empresa de malhas, tecidos e estampas de qualidade ímpar e produzidos de forma ecoeficiente. Produtos que estarão presentes nos looks do desfile. E formando a dupla de patrocinadores, a marca também conta com a Prefeitura de São Félix (BA).
Seguindo a tendência de se unir a parceiros de propósito, o desfile também conta com o marcas apoiadoras, como a EcoSimple, pioneira no Brasil na produção de tecidos 100% sustentáveis, com matérias primas naturais e recicladas; a G.Vallone, que tem como propósito o apoio aos novos designers para incentivar e viabilizar o uso de tecidos naturais para tornar o mundo da moda cada vez mais consciente; a Teray Têxtil, uma empresa catarinense que conta com a maior curadoria em tecidos naturais em todo o Brasil; a Tecidos Kite, fabricante e importadora têxtil com perfil inovador e a frente do tempo, se destacando há 19 anos com suas ações no digital e engajada com sustentabilidade – carrega em seu portfólio uma plataforma digital inovadora para compras de artigos; e a linha Eco2Use, que é referência nacional por produzir tecidos eco-friendly sem deixar de lado o apelo fashion nas cores e texturas disponíveis. Além destas, fazem parte desse time as marcas Pannu´s Textil e AN Textil.
Os estilistas do projeto Sankofa do SPFW, do qual faz parte a Santa Resistência, contam com empresas apoiadoras, como a do movimento Sou de Algodão, iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), que tem como propósito cultivar a moda responsável no Brasil e busca aproximar as marcas do Projeto de suas tecelagens parceiras; e a Sprint Têxtil que faz estampas exclusivas e tecidos com processos sustentáveis e materiais responsáveis em sua linha Going Green. Além destas, a Tex Prima Loft também apoia essa iniciativa na passarela.
As modelos desfilam com biojoias da mineira CerraD’ouro e sapatos da Design Floresta, marca que busca inspiração e matéria-prima no cerrado goiano.
Coleção: Joias do Recôncavo
Site: www.santaresistencia.com.br
Instagram: @santaresistencia
Facebook: @srsantaresistencia
Foto destaque: Primeiro look para o @SPFW inspirado na foto da flor do deserto retratada da janela do sobrado na cidade de São Félix por Álvaro Borges, primo da Criadora Mônica Sampaio. A estampa foi criada em conjunto com o departamento de designer de estamparia da empresa @lunellitextil, patrocinadora da marca.
Os detalhes em fuxico na gola, que traz todo o diferencial e o toque artesanal para o look foram confeccionados por artesãs da cidade de São Félix, @asfuxiqueirasbaianas
Ficha Técnica Santa Resistência na 52ª SPFW
Direção Criativa: Mônica Sampaio (@santaresistencia @monicabsm50)
Stylist: Anderson Vescah (@vescah)
Beauty: Liege Wisniewski (@Liegewisniewski)
Assist. Beauty: Letícia Souza, Sol Rocha, Cristiane Silva e Ana Carolina
Hair: Ivana Santos (@ivanajsantos)
Assist. Hair: Daniele Ramires, Karen Karina, Talita Ramos e Pamela Franco
Produção executiva & backstage: Aldo Clécius (@aldoclecius)
Camareira: Edna
Modelistas: Railda Costa (@railda.c), Íris Azevedo (@iris.azevedo.925) e Maria do Carmo
Costureiras: Vânia Maria Gomes, Deolinda dos Santos, Maria Gomes
Plissador: Célio Gorni
Cortador: Edyson José do Carmo
Apoio de corte Italo willian (@italowillian)
Arte Design: APUAN (@apuandesign @okevony @rafaelosants)
Direção de Casting: Anderson Vescah, Mônica Sampaio e Aldo Clécius
Assessoria de Imprensa: Jhon Helder (@jhonhelder_) e Antonio Montano (@antoniomontano)
Trilha Sonora: Banda Afro-descententes (São Félix BA) (@afrodescententes2013)
Pesquisa conceitual: Mônica Sampaio e Aldo Clécius
Pesquisa histórica: Prof Florisvaldo Sampaio
Vídeo de abertura: produtora Sabotage (@sabotage_filme)
Editor: Daniel Veloso
Gestão de Marca projeto Sankofa: Rafael Silvério (@silveeerio)
Produção Executiva de Projeto Sankofa: Natasha Soares (@natashasoares__)