Coleção Joias do Recôncavo by Santa Resistência

Para sua segunda coleção apresentada na São Paulo Fashion Week, sendo a primeira em formato presencial, Mônica Sampaio resgatou todas as referências que há seis anos solidificaram o propósito de sua marca, a Santa Resistência. Um trabalho de pesquisa que une a ancestralidade da mulher preta, a moda africana e a região do Recôncavo Baiano, onde nasceu, na cidade de São Félix. A coleção “Joias do Recôncavo” foi apresentada na última edição da SPFW, como parte do projeto Sankofa.

A maravilhosa @carolinaa.ms1 usando vestido lírio da Oxum. Em malha Vicenza, da Lunelli Têxtil @lunellitextil, parceira da marca. As flores feitas no próprio tecido foram aplicadas à mão uma a uma.

Menina de Oyá, Mônica Sampaio, retorna ao lugar onde nasceu para falar de mulheres guerreiras que por dois séculos, mantêm a fé e a força. Mulheres pretas, que amam, trabalham, resistem e encantam. “Nosso desfile faz uma homenagem a essas mulheres além de um resgate de minhas próprias raízes. A ideia é narrar como mulheres pretas com fé mantiveram os laços familiares, construíram sua história e deixaram um legado cultural que hoje é patrimônio imaterial da humanidade”, conta Mônica Sampaio.

Karen Tonietto usando vestido com estampa por do sol, em silk satin, @lunellitextil

Looks em cores fortes, contrastantes e estampas, como um degradê que reproduz o pôr-do-sol em São Félix e a flor do deserto contrastanto com o verde típico da região. Esta última é quem abre o desfile colo de fuxicos feito por artesãs de São Félix, uma técnica criada por mulheres pretas que ganhou popularidade em todo o país.

@josanasantoss divina usando vestido Redes Sobre o Rio Paraguaçu BACKSTAGE @spfw por @franklindalmeida

Sua narrativa continua com o sol do recôncavo encontrando o céu da Bahia em uma cartela de composições inusitadas de azul royal e laranjas, além de imagens de São Félix e de Cachoeira nas estampas em shapes longilíneos nos vestidos e um toque de alfaiataria preta. Nos acessórios, biojoias da CerraD’Ouro, com técnica de embalsamamento de flores, folhas e sementes naturais recolhidos quando caem ao chão, com perfume das joias de crioula, uma das criações oriundas da Irmandade da Boa Morte.

@deise_nicolau e @flordepetroleo cheias de axé no backstage da @spfw com o olhar de @franklindalmeida

Sobre Mônica Sampaio e a Santa Resistência

Mônica Sampaio

Vinda de uma família do Recôncavo Baiano e filha de um físico nuclear, a carioca Mônica Sampaio faz parte da nova geração de mulheres pretas no Brasil, tendo construído uma carreira bem-sucedida ao longo de duas décadas. Foi uma das primeiras mulheres pretas engenheiras eletricistas da Varig, passando por multinacionais e até pelo Exército brasileiro. Aos 45 anos, decidiu seguir o sonho de ter a própria marca de moda e recomeçou a carreira com a Santa Resistência. A marca já nasceu enaltecendo a estética afro-brasileira, no formato slow-fashion, produzindo peças atemporais, desenhadas, recortadas em uma cadeia de produção justa e consciente. A nova coleção dá continuidade a uma pesquisa histórica de modelagens e matérias-primas que dão origem a looks fluidos, peças em alfaiataria e estampas marcantes em cores vibrantes.

Marina brilhando na @spfw nesse vestido em renda guipir azul royal, da @pannustecidos

Parcerias que viabilizaram as Joias do Recôncavo no SPFW

O desfile da Santa Resistência contou com o patrocínio da Lunelli, uma empresa de malhas, tecidos e estampas de qualidade ímpar e produzidos de forma ecoeficiente. Produtos que estarão presentes nos looks do desfile. E formando a dupla de patrocinadores, a marca também conta com a Prefeitura de São Félix (BA).

Camisa Bela Africana. Confeccionada com malha 100% algodão da AN Textil e a estampa é um rótulo de uma antiga charutaria da cidade de São Félix. A saia em leise 100% da empresa Kite tecido

Seguindo a tendência de se unir a parceiros de propósito, o desfile também conta com o marcas apoiadoras, como a EcoSimple, pioneira no Brasil na produção de tecidos 100% sustentáveis, com matérias primas naturais e recicladas; a G.Vallone, que tem como propósito o apoio aos novos designers para incentivar e viabilizar o uso de tecidos naturais para tornar o mundo da moda cada vez mais consciente; a Teray Têxtil, uma empresa catarinense que conta com a maior curadoria em tecidos naturais em todo o Brasil; a Tecidos Kite, fabricante e importadora têxtil com perfil inovador e a frente do tempo, se destacando há 19 anos com suas ações no digital e engajada com sustentabilidade – carrega em seu portfólio uma plataforma digital inovadora para compras de artigos; e a linha Eco2Use, que é referência nacional por produzir tecidos eco-friendly sem deixar de lado o apelo fashion nas cores e texturas disponíveis. Além destas, fazem parte desse time as marcas Pannu´s Textil e AN Textil.

BACKSTAGE @SPFW BY @franklindalmeida

Os estilistas do projeto Sankofa do SPFW, do qual faz parte a Santa Resistência, contam com empresas apoiadoras, como a do movimento Sou de Algodão, iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), que tem como propósito cultivar a moda responsável no Brasil e busca aproximar as marcas do Projeto de suas tecelagens parceiras; e a Sprint Têxtil que faz estampas exclusivas e tecidos com processos sustentáveis e materiais responsáveis em sua linha Going Green. Além destas, a Tex Prima Loft também apoia essa iniciativa na passarela.
As modelos desfilam com biojoias da mineira CerraD’ouro e sapatos da Design Floresta, marca que busca inspiração e matéria-prima no cerrado goiano.

Coleção: Joias do Recôncavo
Site: www.santaresistencia.com.br
Instagram: @santaresistencia
Facebook: @srsantaresistencia

Foto destaque:  Primeiro look para o @SPFW inspirado na foto da flor do deserto retratada da janela do sobrado na cidade de São Félix por Álvaro Borges, primo da Criadora Mônica Sampaio. A estampa foi criada em conjunto com o departamento de designer de estamparia da empresa @lunellitextil, patrocinadora da marca.

Os detalhes em fuxico na gola, que traz todo o diferencial e o toque artesanal para o look foram confeccionados por artesãs da cidade de São Félix, @asfuxiqueirasbaianas

Ficha Técnica Santa Resistência na 52ª SPFW
Direção Criativa: Mônica Sampaio (@santaresistencia @monicabsm50)
Stylist: Anderson Vescah (@vescah)
Beauty: Liege Wisniewski (@Liegewisniewski)
Assist. Beauty: Letícia Souza, Sol Rocha, Cristiane Silva e Ana Carolina
Hair: Ivana Santos (@ivanajsantos)
Assist. Hair: Daniele Ramires, Karen Karina, Talita Ramos e Pamela Franco
Produção executiva & backstage: Aldo Clécius (@aldoclecius)
Camareira: Edna
Modelistas: Railda Costa (@railda.c), Íris Azevedo (@iris.azevedo.925) e Maria do Carmo
Costureiras: Vânia Maria Gomes, Deolinda dos Santos, Maria Gomes
Plissador: Célio Gorni
Cortador: Edyson José do Carmo
Apoio de corte Italo willian (@italowillian)
Arte Design: APUAN (@apuandesign @okevony @rafaelosants)
Direção de Casting: Anderson Vescah, Mônica Sampaio e Aldo Clécius
Assessoria de Imprensa: Jhon Helder (@jhonhelder_) e Antonio Montano (@antoniomontano)
Trilha Sonora: Banda Afro-descententes (São Félix BA) (@afrodescententes2013)
Pesquisa conceitual: Mônica Sampaio e Aldo Clécius
Pesquisa histórica: Prof Florisvaldo Sampaio
Vídeo de abertura: produtora Sabotage (@sabotage_filme)
Editor: Daniel Veloso
Gestão de Marca projeto Sankofa: Rafael Silvério (@silveeerio)
Produção Executiva de Projeto Sankofa: Natasha Soares (@natashasoares__)

About Uran Rodrigues 10198 Articles
Uran Rodrigues é um influente agitador cultural, promoter e idealizador do famoso baile O Pente (@opente_festa), além do projeto Sinta a Luz (@sinta.a.luz). Com uma carreira dedicada à promoção da diversidade cultural e artística, Uran conecta pessoas por meio de eventos que celebram a arte, a moda e a cultura preta. Seu trabalho busca não apenas entreter, mas também valorizar e dar visibilidade às potências culturais de Salvador e de outros estados do Brasil.