Encerrando o ciclo de festas de Verão na região Baixo Sul da Bahia, o Festival de Morro de São Paulo foi realizado no último fim de semana. Atrações como Jau, Cheiro de Amor, Negra Cor, Afrocidade, Batifun, Degê e Dayane Félix agitaram baianos e turistas no palco em formato 360°, montado na 2ª Praia da localidade do município de Cairu. O evento teve patrocínio da Neoenergia e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, e apoio da Prefeitura Municipal de Cairu e da Associação Comercial de Emprode Cairu (ACEC).
Além dos shows, o evento teve como destaque a relação direta com os cuidados socioambientais. Seguindo o exemplo de anos anteriores, o Festival foi creditado com o selo Carbon Free. Foi estimada a quantidade de 7 toneladas de CO2, que será compensada com o plantio de 43 árvores nativas da Mata Atlântica, na Área de Proteção Ambiental (APA) do Pratigi, no Baixo Sul da Bahia. A execução será da empresa OCT – Organização de Conservação da Terra que representa o compromisso de influenciar mudanças de atitudes e apoiar o desenvolvimento sustentável de pequenos produtores rurais da região.
A sustentabilidade também esteve presente no descarte do material reciclável utilizado durante a festa. Os resíduos gerados foram direcionados a uma cooperativa local, responsável pelas etapas de coleta, transporte, transbordo e destinação final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos para reciclagem.
O evento estava previsto para ser realizado em 15, 16 e 17 de fevereiro. Porém, no último dia, sábado (17), houve a suspensão parcial da programação devido às fortes chuvas que atingiram a região. A ação visou garantir a segurança do público. Com isso, as apresentações de Luiz Caldas e Filhos de Jorge foram canceladas.
A equipe do site Uran viajou a convite da Biotur Turismo e contou com apoio do Café do Forte, Pousada dos Pássaros, Santa Villa Restaurante, Bobs Morro de São Paulo, Casa Velha Pizzaria, Caju Restaurante e Tirolesa de Morro.