Com participação de Roberto Mendes, Guigga e Lucas de Bebé homenageiam obra do artista santo-amarense em show na capital baiana

Foto de Lígia Rizério

Os artistas baianos Guigga e Lucas de Bebé se apresentam nesta quarta-feira (30), às 20h, no Cine Teatro 2 de Julho, na Federação. Em homenagem a Roberto Mendes, o show terá um repertório com novas versões e arranjos de vozes das músicas do compositor santo-amarense, que fará participação especial na apresentação. Os ingressos estão sendo vendidos no Sympla por R$ 40 (inteira).

O espetáculo “Guigga e Lucas de Bebé cantam Roberto Mendes” também terá participação da cantora Taináh. “Roberto é fonte de inspiração e pesquisa. Sua obra contribui para a formação de uma genealogia da nossa cultura popular, a partir da percussividade com que traduz a chula, ritmo ancestral do Recôncavo Baiano, para o universo do violão popular brasileiro”, ressaltam os dois jovens artistas.

Guigga é artista do sertão baiano, nascido e criado na cidade de Maracás. Iniciou sua trajetória na música aos 7 anos, como vocalista do Bloco Afro Filhos do Quilombo, de onde partiu para dividir os vocais da Banda Me Leva ao lado de seu pai, o também cantor e compositor Tião Silveira, durante 10 anos. Possui três álbuns lançados em parcerias: o disco “Caim” (2014), com o músico Marcos Marinho; o EP “Divino e Ateu” (2017) com o produtor musical Tiago Menezes; e o disco “Mar sobre Pedras” (2023) com o músico Tarcísio Santos. Mestre em Memória Social pela UNIRIO, Guigga faz parte do Coletivo Outras Vozes, formado por artistas baianos, além de ser o vocalista da Banda Cajá e integrar o elenco do musical Torto Arado, com direção de Elísio Lopes Jr, interpretando o personagem Severo.

Lucas de Bebé é cantor, compositor e trompetista baiano, que iniciou sua carreira artística no palco da Sala do Coro do TCA. Foi lá sua primeira apresentação como parte do XVI Festival de Canto Popular (2023). Em dezembro de 2024, o artista apresentou seu primeiro show solo com o projeto “Cadência das Estrelas”, no Teatro Gamboa, em Salvador, quando interpretou um repertório de sambas autorais e de grandes compositores da Bahia, voltando a realizar o espetáculo no mesmo teatro, em janeiro de 2025. O músico também faz parte da Orquestra Afrobaiana Olodum, com a qual participou do Concerto “Ponte Para a Comunidade” tocando junto à Orquestra Afrosinfônica, na Concha Acústica do TCA, em novembro de 2024.

Serviço

“Guigga e Lucas de Bebé cantam Roberto Mendes”

Quarta-feira (30/04), às 20h

Ingresso no Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/guigga-e-lucas-de-bebe-cantam-roberto-mendes-part-roberto-mendes-e-tainah/2897642