Serviço
O quê: #ComproVendoTrocoAMOR – show-documento com Luiz Antônio Sena Jr.
Quando: 12 e 13 de janeiro, às 20h
Onde: Teatro Sesi Rio Vermelho
Quanto: Pague Quanto Puder
Depois do sucesso da estreia, o show #ComproVendoTrocoAmor volta a cartaz nos dias 12 e 13 de janeiro, às 20h, no Teatro Sesi Rio Vermelho, num show intimista para começar o ano evocando o amor.
No show-documento o ator, performer, dramaturgo e diretor teatral Luiz Antônio Sena Jr leva ao público suas histórias de amor.
“Nesse mercado de afetos é tempo de dizer eu te amo”, declara o multiartista.
#ComproVendoTrocoAmor é o compartilhamento de afetos escritos em cartas, músicas, imagens fotográficas e audiovisuais, textos e cenas interativas. É um grande documentário de amor a partir daqueles que protagonizaram narrativas na vida deste artista, desde ex-namorados, paqueras e “crushs”, até amigos e familiares. Um encontro com várias pessoas que passaram por seus 34 anos.
Essas histórias são costuradas por músicas autorais e composições da música popular brasileira que evidenciam o amor. Nomes como Gal Costa, Milton Nascimento, Djavan e Alcione, assim como vozes da cena mais contemporânea (Silva, Mahmundi, Lagum e 5 a seco, entre outros) são revisitados.
Acompanhado dos músicos Anderson Danttas, Filipe Mimoso e Roquildes Júnior, Luiz Antônio transforma o show em um levante em que se busca o direito de existir, de amar e de viver uma relação como qualquer cidadão. “Queremos validar a homoafetividade, o amor entre pessoas do mesmo sexo”, realça o performer.
O show, que tem provocação cênica do iluminador e diretor teatral Marcus Lobo, busca evidenciar aquilo o que é amor na concepção de Luiz Antônio Sena Jr. e o que tange as relações homoafetivas.
“As pessoas serão tocadas, pois todo mundo já teve um desamor, uma relação platônica que nos tirou do chão. Queremos falar também das relações flashs. Marcou, registrou e passou a ser memória”, descreve Marcus Lobo.
Lobo acrescenta que esse trabalho parte do íntimo de Luiz Antônio em compartilhar momentos de amor mútuo. “Apesar de estarmos falando sobre propostas de amores, desamores, pré-amores, de amores que não são amores, o mais importante desse show é essa vontade de dizer que o amor ainda é uma parcela da nossa existência e de troca com o outro”, destaca.
Apesar do show ter uma dramaturgia baseada em suas histórias, Luiz Antônio Sena Jr. se baseia na poética do teatro documentário, em que se fricciona realidade e ficção, para torná-lo mais coletivo. Um dos objetivos é proporcionar ao público espaços em que se possa enxergar o amor acima das diferenças de gênero e orientação sexual.
“Como eu acabo sendo um documento do mundo sob a ótica do amor? A ideia é que as pessoas cheguem e vejam alguém que partilha suas narrativas para que juntos possamos acreditar na possibilidade de amar e ser feliz, de construir um território para todo e qualquer cidadão que queira amar”, ressalta o ator.