A mesa literária “É a Bahia: grande celeiro de literatura e outras artes no Brasil” acontece nesta quinta-feira (05) no Festival Literário de Cajazeiras (FLICAJ), às 10h40, sob a mediação do criador de conteúdo Ismael Carvalho e as participações dos atores Edvana Carvalho e Sulivã Bispo.
Na ocasião, o trio discutirá os movimentos culturais e artísticos produzidos na Bahia e que revelaram grandes nomes na música, literatura, dramaturgia e nas artes em geral. No entanto, apesar do estado ainda ser um dos territórios criativos mais potentes do Brasil, o poder e protagonismo não é distribuído igualmente entre os agentes dessa cena, principalmente quando se tratam de corpos racializados e dissidentes. A ideia do encontro é produzir uma discussão sobre novas narrativas da arte negra na Bahia contemporânea.
Ismael Carvalho é um comunicador e criador de conteúdo que amplia informações sobre o mundo POP e traduz temas delicados para audiovisual. Ismael apresenta desde 2021 programas e coberturas para o maior portal de música POP do Brasil, o Pop Line. Ele também apresentou o Splash Uol ao lado de Zeca Camargo, sendo o responsável por trazer novidades, spoilers e informações sobre o mundo da música.
As análises assertivas e os reviews criados por Ismael têm chamado bastante atenção no universo da cultura pop. Com um olhar atento e aguçado, o baiano tem construído conteúdos com muita criatividade trazendo assuntos contemporâneos sem perder a leveza e o swing próprio das boas canções que comenta. Aliando reflexões críticas sobre temas polêmicos às análises musicais, Ismael produz conteúdos que já lhe renderam mais de 300 mil visualizações em um único vídeo, como foi o caso do que fez sobre o álbum Afrodhit de Iza, que chegou a ser compartilhado e elogiado pela própria cantora. No conteúdo em questão, Ismael refletiu sobre como a artista, através das músicas do álbum, exalta a cultura negra mesmo quando não traz o tema de forma explícita nas letras.
Outras divas da música nacional reconheceram a potência do comunicador. “Se a sua intenção era me fazer emocionar, conseguiu! Tenho orgulho de ter pessoas como você em minha vida. Obrigada pelo seu imenso carinho”, comentou Ivete Sangalo em um post em que o influenciador comentou o DVD “Pode Entrar”, gravado pela artista em sua casa, em 2009. Ludmilla, que vive uma excelente fase da carreira, também compartilhou o conteúdo produzido por Ismael, e Anitta comentou em uma das análises do comunicador sobre a música da carioca e as religiões de matriz africana.
Talentosa atriz natural de Salvador, Edvana Carvalho possui uma extensa e variada carreira artística. Ela passou por renomados grupos teatrais, como o Grupo de Teatro do SESC/SENAC e a primeira formação do Bando de Teatro Olodum. Um dos pontos altos de sua carreira foi a adaptação para o cinema do principal espetáculo do grupo, “Ó Paí ó!”. Além disso, Edvana Carvalho teve participações em séries e novelas de destaque, como em “Malhação” (nas temporadas “Conectados” em 2011 e “Sonhos” em 2014), na novela “Pega Pega” de Cláudia Souto (Rede Globo, 2017) e na série “Irmãos Freitas” de Sérgio Machado, Aly Muritiba e Walter Salles (Space, 2018), onde interpretou o papel de Dona Zuleica. Esteve no ar recentemente na novela Renascer, dando vida a personagem Inácia.
Ator, humorista, apresentador, criador de conteúdo e arte-educador baiano, popularmente conhecido por dar vida a personagens humorísticos como Koanza e Mainha, Sulivã Bispo é criado em Curuzu (Liberdade), bairro mais negro fora da África. Na televisão integrou o elenco das séries “Humor Negro”, “Férias em Família”, “Treme-Treme”, “Prêmio Multishow de Humor” e “Especial TVZ de Verão”, ambos no Multilshow/Globo Play. No teatro, é formado em artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado da Bahia (UFBA) e em 14 anos de carreira soma cerca de 20 espetáculos com Ó Paí Ó, Kaiala d Koanza do Senegal ao Curuzu.