Das diversas vezes que estive em São Paulo, sempre desejei conhecer o famoso Beco do Batman. Eu, que sou apaixonado por grafite e fotografo todos por onde passo, já havia recebido várias sugestões de amigos para conferir esse espaço tão colorido e diverso dentro dessa selva de pedra que é São Paulo..
Uma galeria a céu aberto, muito bem localizada, entre as vielas do bairro da Vila Madalena, mais precisamente nas ruas Gonçalo Afonso e Medeiros de Albuquerque – próxima à estação Clínicas do Metrô. As ruas de paralelepípedos, convidam a um passeio despretensioso a pé ou de bike, ou como fiz até chegar ao local ,de patins e depois deixar-se levar pelos diversos assuntos abordados pelos grafiteiros.
A história do Beco do Batman começou na década de 1980, quando foi encontrado nas paredes do bairro um desenho do homem-morcego dos quadrinhos. O acontecimento atraiu estudantes de artes plásticas, que começaram a fazer desenhos de influência cubista e psicodélica nas paredes do Beco, formando a galeria de paredes totalmente cobertos.
A conservação do espaço é feita pelos próprios moradores e a disputa por espaços para grafitar é sempre disputada pelos artistas,. A constante renovação dos grafites, faz com que as visitas ao local sejam constantes, tornando o beco um ponto turístico obrigatório ao amantes das artes urbanas.