Conheça Ìyá Nilá, música e clipe de estréia da multiartista Nitorê Akadã

Nascida e criada no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador, a black influencer e multiartista Nitorê Akadã, lançou recentemente seu primeiro projeto autoral em homenagem à rainha do mar, Iemanjá.

Filha do criador do Samba Reggae, o mestre Neguinho do Samba, a artista liberou em seu canal do YouTube, o clipe da música “Ìyá Nila”, gravada no Estúdio Makweto57, composição e voz Nitorê, arranjo, composição, percuteria e direção musical de Lucas Maciel, arranjo, mixagem e masterização Jordi Amorim e backing vocal Isabela Meireles.

A canção é uma reza cantada com sonoridade afro-pop, uma obra de estética negra, composta de beats de ancestralidade e do canto feminino das mulheres de terreiro, lavadeira, e marisqueiras, com o objetivo estético de comunicar a potência criativa da música produzida pela juventude Negra.

O provérbio Africano diz “a cabeça de uma pessoa torna ela um rei”. A maneira como pensamos nos posicionamos está diretamente ligada a Iemanjá. Por esse motivo, Nitorê resolveu cultuar tudo o que a Orisá significa: equilíbrio, harmonia, fortaleza e união, num clipe que fala sobre o amor incondicional de mãe.

“Esse canto é para Iemanjá e suas filhas, que sempre zelaram por mim, mãe Zezita minha ajibonã, mãe Tieta minha mãe pequena, Equede Juciane Barbosa, Egbome Jô Guimarães, as mães que alimentam o meu Ori”, contou Nitorê.

Sobre o clipe//

Direção e roteiro Urânia Munzanzu

Direção de fotografia: Gabriel Teixeira

Direcao de arte Thiago Romero

Edição e Finalização Lara Belov

Produção Executiva Juliana Carolina

Produção Suka Freitas

Still: Jeferson Dias

Assistente de y de Arte: Larissa Libório

Maquiagem: Evelyn Limber

About Uran Rodrigues 10198 Articles
Uran Rodrigues é um influente agitador cultural, promoter e idealizador do famoso baile O Pente (@opente_festa), além do projeto Sinta a Luz (@sinta.a.luz). Com uma carreira dedicada à promoção da diversidade cultural e artística, Uran conecta pessoas por meio de eventos que celebram a arte, a moda e a cultura preta. Seu trabalho busca não apenas entreter, mas também valorizar e dar visibilidade às potências culturais de Salvador e de outros estados do Brasil.