Uma das vaquinhas leiloadas na CowParade 2017 estará ilustrando os corredores do Shopping da Bahia por um longo tempo a partir de agora. Para quem ainda não conhece, as Vacas, que na verdade são obras de arte, fazem parte do projeto CowParade, considerado o maior projeto de arte de rua da última década no Brasil.
Adquirida recentemente pelo Shopping da Bahia em um leilão beneficente, a Vaca, que homenageia a cidade de Salvador, foi feita pelo artista baiano Rhailander Exaltação. Na sua criação, o autor da obra retratou o Farol de Itapuã e suas luzes, fazendo uma analogia à esperança de uma terra próxima, especialmente no sentido de conforto, de ter os pés no chão, ter estabilidade e segurança, como uma luz na escuridão.
Referência em homenagear os artistas baianos e em incentivar diversas expressões artísticas, o Shopping da Bahia já recebeu exposições de Bel Borba, no ano passado, além de ter na sua entrada principal a famosa estátua ‘Homenagem à Mãe Baiana’, trabalho em bronze feito por Carybé e instalada em 1984. A Vaca fará parte do acervo permanente do Shopping, sendo mantida como escultura volante.
“Nossa história está ligada à arte desde sempre. Todo esse investimento tem o intuito de democratizar o acesso a arte, fazer com que as pessoas tenham uma relação próxima com a arte e os artistas da nossa terra”, salienta Mayara Diniz, gerente de marketing do Shopping da Bahia.
Com origem Nova-iorquina, a CowParade vem distribuindo as Vacas decoradas pelas principais cidades do mundo. Ao todo, 84 cidades já receberam as esculturas, que são feitas de fibras de vidro. No Brasil, as Vacas aportaram há 10 anos. As esculturas são sempre decoradas por artistas locais, como pintores, escultores, artesãos, arquitetos, designers e outras pessoas criativas e artísticas, profissionais ou amadores. As Vacas são distribuídas pelas cidades em pontos centrais e de grande circulação de pessoas. Ao redor do mundo, mais de 10.000 artistas já participaram da CowParade e estima-se que mais de 500 milhões de pessoas tenham visto, ao menos, uma das esculturas.