Curso com Isildinha Baptista e Rita von Hunty discute psicanálise e racialidade a partir deste sábado, 26

Screenshot

As inscrições seguem abertas e não é preciso ter formação em psicologia para participar do curso.

Ainda estão abertas as inscrições para o curso IONENE – Psicanálise e Racialidade oferecido pelo Coletivo Di Jeje. A formação articula psicanálise e estudos culturais, com especial atenção aos marcadores sociais de raça, classe e gênero. No primeiro módulo, o curso discute “Paternidades e masculinidades negras” e as aulas começam neste sábado, 26 de abril.

O curso é direcionado a pais, educadores e profissionais da saúde, assistência e direito interessados em aprofundar a compreensão das dinâmicas psíquicas e sociais a partir de uma perspectiva interseccional. As pessoas interessadas devem realizar a inscrição através do site do coletivo.

Ao longo de 90 horas de formação, de abril a novembro, a programação vai explorar a interface entre a psicanálise, questões raciais e outras dimensões sociais relevantes, como maternidade, adolescência e amor. Entre as facilitadoras do curso, estão a drag queen Rita Von Hunty, o psicanalista marroquino Thamy Ayouch, a psicanalista brasileira Isildinha Baptista e a criadora do Coletivo Di Jeje, Jaqueline Conceição. Confira a programação completa no final do texto.

O Coletivo Di Jeje, que promove a capacitação,  é uma empresa brasileira de tecnologia educacional (Edtech) antirracista com forte a atuação no letramento racial. A plataforma conecta pensadores negros de diversos países do mundo e, em 2020, foi reconhecida pela ONU por conta do trabalho e impacto das práticas pedagógicas antirracistas. 

Programação curso IONENE – Psicanálise e Racialidade

Abril – Paternidades e masculinidades negras – Prof. Jeferson Nicácio e Prof. Dr. Érico Andrade.
Maio – Adolescência – Fê Lopes e Prof. Jeferson Nicácio.
Junho – Os fazeres da clínica – Prof. Dr. Paulo Bueno e Prof. Jeferson Nicácio.
Julho – Maternidade – Prof. Thiago Santana,  Débora INSUBMISSA e Profa. Dra. Jaque Conceição.
Agosto – Decolonialidade – Profa. Dra. Jaque Conceição, Prof. Dr. Érico Andrade e Profa. Dra. Viviane Vergueiro.
Setembro – Amor – Prof. Dr. Márcio Barbosa, Debora INSUBMISSA e Prof. Jeferson Nicácio.
Outubro – Infância – Profa. Dra. Isildinha Baptista, Prof. Dr. Thamy Ayouch e Profa. Dra. Jaque Conceição.
Novembro – Sexualidades – Rita Von Hunty, Profa. Carmen Faustino e Profa. Dra. Jaque Conceição.

Sobre Uran Rodrigues 10508 Artigos
Uran Rodrigues é um influente agitador cultural, promoter e idealizador do famoso baile O Pente (@opente_festa), além do projeto Sinta a Luz (@sinta.a.luz). Com uma carreira dedicada à promoção da diversidade cultural e artística, Uran conecta pessoas por meio de eventos que celebram a arte, a moda e a cultura preta. Seu trabalho busca não apenas entreter, mas também valorizar e dar visibilidade às potências culturais de Salvador e de outros estados do Brasil.