Até segunda-feira, dia 30 de agosto, serão exibidos sete curtas metragens produzidos por mentes pensantes do sudoeste baiano, aprovados no edital Prêmio das Artes Jorge Portugal, possibilitados pelos projetos “Produção Coletiva de Curtas com o tema: Gênero, Violência e Sociedade – Olhares transversais” e “Produção Coletiva de Curtas com o tema: Cinema, Memória e Desigualdades Sociais – Entre a fantasia e a resistência”.
Com as produções iniciadas no mês de janeiro de 2021, o resultado dos sete meses de trabalho do grupo de profissionais será mostrado ao público.
As produções são: Bicho, de Shirley Ferreira; Entre o Ninho e as Andorinhas(foto), de Daniel Leite Almeida; Território das Cercas, de Ricardo Fraga; Veneno, de Kauan Oliveira; Central de Memórias, de Rayssa Coelho e Filipe Gama; O Ovo, de Rayane Teles; e O Sonho de Zezinho, de Edmundo Lacerda.
Das produções, quatro são ficções, dois são filmes experimentais e há também um documentário, sendo que, dentre os diretores, três são estreantes.
A programação, que envolve exibição e participação dos diretores e profissionais ligados às produções, uma parceria com o evento 1a Semana de Projeção Rec Conquista, da Ato3 Produções, composto pela Mostra de curtas, acompanhada de conversas/bate- papos sobre processos de criação, coletivas de imprensa e publicação de textos críticos, todos voltados às produções exibidas.
A programação busca refletir sobre o impacto e a importância da Lei Emergencial para o Setor, o futuro do audiovisual no Sudoeste da Bahia, e traça o perfil de cada realizador.
Acesse a programação no SITE, onde também serão publicadas críticas sobre os filmes, e assista aos curtas no canal do Youtube Ato3 Produções, e veja as entrevistas com realizadores pelo Instagram @siteavoador.
https://www.youtube.com/watch?v=NR41StKiEx4
Os curtas são resultados de projetos da área Audiovisual, do Prêmio das Artes Jorge Portugal, com apoio financeiro do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc), via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, do Governo Federal.
Já a 1a Semana de Projeção Rec Conquista tem apoio financeiro do Município de Vitória da Conquista através do Fundo Municipal de Cultura, Execução da Secretaria de Cultura Esporte e Lazer via Lei Aldir Blanc, contando com a parceria do Sistema Uesb de Rádio e Televisão Educativas e do site Avoador.
SERVIÇO:
Projetos “Produção Coletiva de Curtas com o tema: Gênero, Violência e Sociedade – Olhares transversais” e “Produção Coletiva de Curtas com o tema: Cinema, Memória e Desigualdades Sociais – Entre a fantasia e a resistência”.
Parceria com a 1a Semana de Projeção – Rec Conquista.
Quando: de 22 a 30 de Agosto de 2021.
Onde: Instagram @ato3producoes e Site www.ato3producoes.com
Evento online e gratuito.